Efeito “Peter Pan” impede crescimento da pequena empresa

Falta de apoio governamental e globalização são outros fatores que impedem expansão do setor, diz Paulo Feldmann (FEA/USP)

No Brasil Latino da segunda-feira, 6 de novembro, o tema foi o papel das micro e pequenas empresas na economia brasileira e latino-americana. Na entrevista ao jornalista Marco Piva, o professor Paulo Feldman, da Faculdade de Economia e Administração da USP e autor dos livros “Empresas latino-americanas” e “Gestão na América Latina”, destacou que apesar de sua grande importância como geradora de empregos, as micro e pequenas empresas tem pouca participação no PIB. “É uma situação completamente oposta ao que encontramos na Europa”, disse ele.

Feldmann, que foi presidente do Conselho da Pequena Empresa da Fecomércio de São Paulo, abordou as consequências da globalização, a contribuição de entidades como o Sebrae e a produção acadêmica sobre esse importante setor da economia.

Na parte musical, o programa trouxe Caetano Veloso, com “Soy loco por ti América”, e Milton Nascimento, interpretando “Milagre dos Peixes”.

Brasil Latino tem o objetivo de aproximar o Brasil da América Latina e a América Latina do Brasil, trazendo temas da política, da economia, da cultura e das artes. O programa vai ao ar todas as segundas-feiras, às 5h da tarde, na Rádio USP FM 93,7 (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto). Sugestões de pautas, críticas e comentários podem ser enviados para ouvinte@usp.br e mapiva@usp.br