Em meio à crise, Ancine busca acordos com cinema latino-americano

Roberto Lima, diretor da agência, fala da participação do Estado na produção audiovisual, das novas narrativas e das escolas de cinema no Brasil

O Brasil Latino de 30 de outubro debateu a relação do cinema brasileiro com o cinema latino-americano. No estúdio da Rádio USP FM, o jornalista Marco Piva entrevistou o diretor da Agência Nacional de Cinema, Roberto Lima. Na pauta, a cena latino-americana de cinema, as novas narrativas e os acordos de cooperação entre o Brasil e os demais países do continente. Roberto Lima falou também do papel e dos objetivos da Ancine, da participação do Estado na produção audiovisual e sobre as escolas de cinema no Brasil, com destaque para a Escola de Comunicações e Artes da USP.

E já que o tema foi cinema, Brasil Latino trouxe músicas-tema de filmes brasileiros que marcaram época. A primeiro música foi “Bye, bye Brasil“, lançado em 1980 e dirigido por Cacá Diegues, com música de Chico Buarque de Hollanda e Roberto Menescal.

A segunda foi  “Al otro lado del río”, do compositor uruguaio Jorge Drexler, música-tema do filme “Diários de Motocicleta”, lançado em 2004 e dirigido por Walter Salles. O filme mostra a viagem de Ernesto “Che” Guevara e seu amigo Alberto Granado pela América Latina entre 1952 e 1953.

O Brasil Latino vai ao ar toda segunda-feira, às 5h da tarde, na Rádio USP FM 93,7 (São Paulo) e Rádio USP FM 107,9 (Ribeirão Preto).