Um blog de judeus brasileiros pela descolonização da Palestina

judaismo_nao_sionismo
judaismo_nao_sionismo

"Quebrando Muros" pretende ser um espaço virtual de discussões e reflexões sobre a realidade da questão Palestina/Israel

O Brasil e, principalmente, a comunidade judaica brasileira, parecem ter ficado parados no tempo na luta por liberdade e justiça em Palestina/Israel. Enquanto surgem novos movimentos e ideias em diversos locais do mundo, a discussão no país está trancada em velhos paradigmas, como o de “paz por terra” que guia o malfadado processo de paz desde os anos 1990. Acreditamos que, no ano em que a ‘provisória’ ocupação israelense dos Territórios Palestinos completa 50 anos, já passou da hora de buscarmos novas bases para encerrar com justiça e dignidade o conflito pelo território palestino.

O blog “Quebrando Muros” pretende ser um espaço de discussões e reflexões sobre os acontecimentos em Palestina e Israel que fujam da normalização da opressão na região. Nós somos judeus brasileiros não sionistas engajados na luta por justiça e liberdade em Palestina/Israel, defensores do fim da colonização da Palestina e do fim da estrutura racista do Estado de Israel.

Apoiamos o movimento por Boicote, Desinvestimentos e Sanções (BDS) a Israel como uma forma legítima de luta internacional pelo fim da opressão na região, assim como somos solidários aos ativistas palestinos, judeus e de outras etnias e nacionalidades que cotidianamente engajam-se pelos direitos dos palestinos. Integramos ainda a Sedq – Rede Global Judaica por Justiça, que congrega judeus militantes de diversas nacionalidades, como egípcios, marroquinos, sul-africanos, britânicos, franceses, norte-americanos, argentinos, australianos, palestinos e israelenses.

Nós entendemos que falta espaço para essa visão aqui no Brasil e pretendemos trazer discussões que julgamos importantes para melhor compreender o assunto. Além de abrir espaço para vozes e narrativas normalmente marginalizadas no debate sobre Palestina/Israel, pretendemos aqui traçar importantes paralelos entre as opressões e lutas na região, no Brasil e em outras partes do mundo.

Não existirá assunto proibido aqui. Abordaremos desde questões cotidianas da realidade Palestina, passando por temas da sociedade israelense e da comunidade judaica brasileira, até a grande política local e global que cerca os rumos do impasse político na região.

Sabemos que este debate suscita muitas emoções, às vezes violentas (infelizmente, já fomos alvos algumas vezes), em especial dentro da comunidade judaica. Esperamos que neste blog consigamos acolher novas e diferentes perspectivas, abrindo espaço para questionamentos e, quem sabe, podendo servir de canal de transformação individual e coletivo.

Nós estaremos sempre disponíveis para aqueles que quiserem conversar virtualmente ou pessoalmente sobre o assunto, que busque referências ou que apenas queira trocar uma ideia.

Iara Haasz

Sou brasileira e israelense, nasci lá e com cinco anos vim para o Brasil. Cresci na Chazit Hanoar, Movimento Juvenil Judaico Sionista, e depois de muitos questionamentos e estudo passei a apoiar luta Palestina por direitos e liberdade.

Bruno Huberman

Sou um judeu brasileiro e militante da causa palestina. Jornalista e pesquisador pela PUC-SP, investigo as políticas de colonização e controle social na Palestina e no Brasil.

(O blog não reflete a opinião das pessoas retratadas na foto acima).