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A revista semanal de informação Newsweek, uma das mais importantes dos Estados Unidos, anunciou nesta quinta-feira (18/10) que deixará de ser impressa após quase 80 anos de história. A partir do ano que vem, a publicação se limitará à sua versão online.
Lançada em 17 de fevereiro de 1933, foi desde então uma das vozes mais importantes do noticiário norte-americano e internacional. A última edição chega às bancas no dia 31 de dezembro.
Em 2003 a tiragem da revista era de quatro milhões de exemplares semanais. No entanto, seguindo a tendência de outras publicações impressas, o veículo passou a enfrentar sérios problemas financeiros com a expansão das mídias digitais. Na primeira metade deste ano, não conseguiu imprimir mais de 1,5 milhão de exemplares.
A editora do jornal The Washington Post comprou a publicação em 1961, mas decidiu vendê-la ao site jornalístico The Daily Beast, em novembro de 2010, pelo valor simbólico de um dólar. O novo portal se chamará Newsweek Global, e buscará ampliar seu público por meio de investimentos em recursos de tablets e smartphones.
De acordo com Tina Brown e Babba Shetty, executivos do Daily Beast, o site recebe atualmente 15 milhões de visitas mensais, isto é, 70% a mais que o registrado há um ano.
“Continuamos comprometidos com a Newsweek e com o jornalismo que ela representa”, acrescentaram Tina e Shetty, que enfatizaram que não foi uma decisão baseada na qualidade da informação da revista, mas nos “desafios econômicos” da empresa.
Abandonar o papel é “extremamente difícil” mas, enquanto a publicação caminha para seu 80º aniversário em 2013, “devemos sustentar o jornalismo que dá à revista seu propósito e embarcarmos em um futuro digital”, concluíram.
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