Hoje na História: 1936 - Primeira edição ilustrada da revista Life é publicada

Publicação centrada em grandes fotoreportagens foi revolucionária, só entrando em decadência com a chegada da televisão

Esteja sempre bem informado
Receba todos os dias as principais notícias de Opera Mundi

Receba informações de Opera Mundi

Max Altman (1937-2016), advogado e jornalista, foi titular da coluna Hoje na História da fundação do site, em 2008, até o final de 2014, tendo escrito a maior parte dos textos publicados na seção. Entre 2014 e 2016, escreveu séries especiais e manteve o blog Sueltos em Opera Mundi.

Primeira capa da Life (Foto: Reprodução)Em 23 de novembro de 1936, a primeira edição da revista ilustrada Life é publicada, exibindo na capa uma foto da gigantesca represa Fort Peck.

Originalmente, a primeira versão da revista Life começou a ser publicada no século XIX, em 1883,semanalmente, e já inovava por seu humor, de estilo não muito distinto da The New Yorker dos nossos dias, com o uso de caricaturas sarcásticas, contos humorísticos e anedotas, além de temas culturais.

Com o falência da publicação original durante a Grande Depressão, o influente editor norte-americano Henry Luce comprou o título e relançou a revista na versão ilustrada em 1936. À época, Luce já gozava de grande prestígio e sucesso como editor da Time, outra revista semanal de estilo noticioso e opinativo.

Enquanto a missão original da Time era de contar e relatar as notícias, a missão da Life era de mostrá-las, exibi-las. Nas palavras do próprio Luce, a revista fora concebida para possibilitar ao público norte-americano “ver a vida, ver o mundo, testemunhar os grandes eventos (…) ver coisas que ocorreram a milhares de quilômetros de distância (…) ver e sentir-se impressionado, ver e instruir-se”.


Clique e faça agora uma assinatura solidária de Opera Mundi

Luce deu o tom da publicação ao estampar na capa uma impressionante fotografia da Represa Fort Peck tomada por Margaret Bourke-White. A formidável construção tornou-se um ícone dos anos 1930 e uma das principais obras públicas dos EUA na época, completada durante os anos do New Deal do presidente Franklin Roosevelt.
 

 

Foto:

Hoje na História: 1969 - Série de humor "Monty Python" estreia na TV britânica

Revista Newsweek anuncia fim de sua edição impressa para o início de 2013

Hoje na História: 1922 - BBC realiza sua primeira transmissão radiofônica na Inglaterra

 

Capa de 19 de junho de 1944, com Dwight Eisenhower (Foto: Reprodução)A Life alcançou um extraordinário êxito em seu primeiro ano de publicação. Quase da noite para o dia, mudou o jeito com que as pessoas viam o mundo. Belas fotos e ilustrações brilhantes gravavam na mente dos leitores vívidas imagens, conquistando-os e ao público em geral.

Em seu auge, a Life tinha uma circulação de mais de 8 milhões de exemplares, exercendo uma considerável influência na vida dos cidadãos dos Estados Unidos  no começo e meados do século XX.

Tendo o conteúdo fortemente apoiado em imagens e sendo esta a força motriz de sua popularidade, a revista sofreu um baque quando a televisão passou a ser o meio de comunicação predominante da sociedade.

A Life deixou de circular como publicação semanal em 1972, quando começou a perder audiência e publicidade para a televisão.

Em 2004, porém, voltou a ser publicada semanalmente, agora como suplemento de jornais dos Estados Unidos.

Também nessa data:
1826 - Assinado no Rio de Janeiro tratado com o Reino Unido para a abolição do tráfico de escravos 
1900 - Claude Monet expõe pela 1ª vez as ninféias
1971 - China se torna membro permanente do Conselho de Segurança da ONU
1981 - Ronald Reagan autoriza a CIA a recrutar rebeldes anti-sandinistas

 

 

Leia Mais

Outras Notícias

X

Assine e receba as últimas notícias

Receba informações de Opera Mundi

Destaques

Publicidade

Escravidão e Liberdade

Escravidão e Liberdade

A editora Alameda traz uma seleção especial de livros escravidão, abolição do trabalho escravo e sobre cultura negra. Conheça o trabalho de pesquisadores que se dedicaram profundamente a esses temas, centrais para o debate da questão racial e da história do Brasil. 

Leia Mais

A revista virtual
desnorteada

O melhor da imprensa independente

Mais Lidas

Últimas notícias