Hoje na História: 1891 - Estreia peça "Espectros", de Henrik Ibsen

Considerado pai do realismo europeu, o dramaturgo escancara a moral da sociedade ao falar de promiscuidade e doenças venéreas

Esteja sempre bem informado
Receba todos os dias as principais notícias de Opera Mundi

Receba informações de Opera Mundi

Max Altman (1937-2016), advogado e jornalista, foi titular da coluna Hoje na História da fundação do site, em 2008, até o final de 2014, tendo escrito a maior parte dos textos publicados na seção. Entre 2014 e 2016, escreveu séries especiais e manteve o blog Sueltos em Opera Mundi.

Atualizada em 12/03/2018 às 15:02


Clique e faça agora uma assinatura solidária de Opera Mundi

Estreia em Londres, em 13 de março de 1891, a peça Espectros do consagrado dramaturgo norueguês Henrik Ibsen, escrita dez anos antes, em 1881. O drama foi tratado duramente pelos críticos. Hoje em dia, no entanto, a peça está no repertório das grandes companhias e é levada à cena com certa frequência.

Espectros desenvolve um comentário cáustico sobre a moralidade da sociedade norueguesa da época. Uma viúva revela ao seu pastor que havia escondido os males de seu casamento para que perdurasse. O pastor a aconselhara a se casar com o noivo, apesar de sua promiscuidade, e ela aceitou na crença de que seu amor iria reformá-lo. Mas a promiscuidade continuou até a morte, com os seus vícios transmitidos ao filho em forma de sífilis. A menção da doença venérea, para mostrar como ela pode envenenar uma família respeitável, foi considerada intolerável.

Wikicommons

Considerado pai do realismo europeu, o dramaturgo escancara a moral da sociedade ao falar de promiscuidade e doenças venéreas

Italiano Dario Fo, vencedor do Nobel de Literatura, morre aos 90 anos

Escritor caribenho Derek Walcott, Nobel de Literatura de 1992, morre em Santa Lúcia aos 87 anos

Ao lado de Temer, premiê da Noruega cobra solução para corrupção no Brasil

 

Henrik Johan Ibsen foi um dramaturgo norueguês, considerado um dos criadores do teatro realista moderno. Foi o maior dramaturgo escandinavo do século XIX e também poeta e diretor teatral, sendo visto como o “pai do drama em prosa” e um dos fundadores do modernismo no teatro. Entre seus maiores trabalhos destacam-se BrandPeer GyntUm Inimigo do PovoImperador e GalileuCasa de BonecasHedda GablerEspectrosO Pato Selvagem e Rosmersholm.

Muitas de suas peças foram consideradas escandalosas na época do lançamento devido ao fato do teatro europeu estar sujeito ao modelo determinado pela vida familiar e pela propriedade. Os trabalhos de Ibsen analisavam a realidade contida por trás das convenções e costumes, o que trouxe muita inquietação aos seus contemporâneos. Lançou um olhar crítico e a livre investigação sobre as condições de vida e as questões da moral e dos costumes da época. A poética peça Peer Gynt, no entanto, tem fortes elementos do Surrealismo.

Ibsen é muitas vezes classificado como um dos verdadeiramente grandes dramaturgos da tradição europeia. Richard Hornby o descreve como "um profundo e poético dramaturgo — o melhor desde Shakespeare”. Influenciou outros dramaturgos e romancistas, tais como George Bernard Shaw, Oscar Wilde, James Joyce e Eugene O’Neill.

Embora a maioria de suas peças sejam ambientadas na Noruega, Ibsen viveu por 27 anos na Itália e Alemanha e raramente visitou a Noruega durante seus anos mais produtivos.

Ibsen nasceu no país nórdico em 1828 numa pequena cidade florestal. O mais velho de cinco irmãos, Ibsen mostrou desde cedo um acentuado interesse em teatro, encenando shows de fantoches e truques de mágica para sua família e vizinhos.

Aos 15 anos mudou-se para Oslo, trabalhando como ajudante numa farmácia enquanto estudava para tentar ingressar na universidade. Todavia, seu inato interesse pelo teatro sobrepôs-se aos seus anseios acadêmicos. Escreveu sua primeira peça, Cataline, aos 22 anos e no ano seguinte foi contratado como assistente de palco de um teatro, tornando-se rapidamente seu diretor e dramaturgo, com a obrigação de escrever uma peça por ano.

Ibsen viajou para a Itália em 1864 e continuou a viver no exterior durante 27 anos em Roma, Dresden e Munique. Seu longo poema dramático Brand (1866) e sua peça Peer Gynt (1867) tiveram um grande sucesso na Noruega.

Em 1879, Ibsen escreveu A Casa das Bonecas, que retrata uma visão sombria de uma mulher desiludida com seu casamento, tendo recebido críticas amargas pelo seu infeliz desfecho. Espectros (1881) também recebeu duras críticas, porém Ibsen passa a conquistar crescent renome com peças como Um Inimigo do Povo (1882) e O Pato Selvagem (1884).

As peças que escreveu durante esse período firmaram sua reputação como um extraordinário dramaturgo e escritor. Em 1891, retornou à Noruega, onde sofreu uma série de ataques, vindo a falecer em 1906.

Outras Notícias

X

Assine e receba as últimas notícias

Receba informações de Opera Mundi

Destaques

Publicidade

Faça uma pós agora!

Faça uma pós agora!

A leitura literária é um fator importante na construção de relações humanas mais justas. Do mesmo modo, a formação de leitores críticos é imprescindível para a constituição de uma sociedade democrática.

Por isso, torna-se cada vez mais urgente a abertura de novos e arejados espaços de interlocução qualificada entre os sujeitos que atuam nesse processo, em diversos contextos sociais.

A proposta do curso é proporcionar, por meio de discussões abrangentes e aprofundadas sobre a formação do leitor literário, uma reflexão ancorada principalmente em três áreas do conhecimento: a teoria literária, a mediação da leitura e a crítica especializada.

Leia Mais

A revista virtual
desnorteada

O melhor da imprensa independente

Mais Lidas

Últimas notícias

'Não podemos mais confiar na Casa Branca'

Ministro do Exterior da Alemanha reage às declarações de Trump, que descreveu a UE como um 'inimigo' dos EUA no comércio. Heiko Maas convoca uma Europa 'unida e soberana' para preservar a parceria com Washington