Hoje na História: Henrique VIII manda matar Ana Bolena

Em 19 de maio de 1536, o rei da Inglaterra, Henrique VIII Tudor, não suportando mais as suspeitas de adultério que recaiam sobre sua segunda esposa, Ana Bolena, manda decapitá-la. O rei teria outras quatro esposas, entre elas Catarina Howard que seria também decapitada por infidelidade. A filha de Ana Bolena e de Henrique VIII reinaria assim mesmo em todo o reino da Inglaterra a partir de 1558 com o nome de Elizabete I.
 
Henrique VIII era o segundo filho de Henrique VII. Nasceu em Greenwich, subúrbio de Londres, em 28 de junho de 1491. A morte de seu irmão Artur permitiu-lhe ascender ao trono em 1509. Colocou suas reconhecidas qualidades intelectuais a serviço do país. Tratou de manter boas relações com a França e a Espanha, duas das maiores potências da época. Casou-se, aliás, com a tia de Carlos V, Catarina de Aragão, mas não tardou a pedir o divórcio. No entanto, a separação foi recusada pela Igreja Católica. Até então fervoroso católico, Henrique VIII se opôs ao papa, conseguindo mais tarde o pronunciamento oficial da Santa Sé concedendo-lhe o divórcio em 1533. Apaixonado por Ana Bolena, fê-la coroar pouco tempo depois.

Em 1541, o rei da Inglaterra adquiriu o status de rei da Irlanda. Autor do Ato de Supremacia alguns anos depois, Henrique VIII tentou impor o protestantismo, porém só suscitou revolta por parte dos autóctones. Reprimiu-os confiscando suas terras.
 
Traído por sua quinta esposa, Catherine Howard, o rei mandou decapitá-la em fevereiro de 1542, acusando-a de infiel, como já havia decapitado a Ana Bolena, acusando-a de incesto. Em 1543, Henrique VIII casaria com a protestante Catarina Parr. Seria sua última mulher.
 
Henrique VIII morreu em seu palácio de Westminster depois de 38 anos de reinado e seis casamentos. Sua época seria marcada pela execução de duas de suas esposas por incesto e adultério, pela anexação do País de Gales à coroa da Inglaterra e, finalmente, pela Reforma Anglicana e o cismo com a Igreja Católica Romana. Aos 9 anos de idade, o filho que tinha tido com sua quarta mulher, Jeanne Seymour é sagrado sucessor e assume o trono com o nome de Eduardo VI.

Hoje na História: 1989 - Salvador Dalí, ícone do surrealismo, morre na Catalunha aos 84 anos

Hoje na História: 1836 - Espanha reconhece independência do México por meio de Tratado Santa María-Calatrava

Hoje na História - 1737: Morre Antonio Stradivarius, fabricante de violinos

 

Leia Mais

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Outras Notícias

PUBLICIDADE
X

Assine e receba as últimas notícias

Receba informações de Opera

Destaques

Publicidade

Democracia

Democracia

A construção e a defesa da democracia envolve muitas áreas: feminismo, educação, história. Conheça alguns títulos da Alameda Casa Editorial sobre o tema.

Leia Mais

O melhor da imprensa independente

PUBLICIDADE

A revista virtual
desnorteada

Mais Lidas

Últimas notícias