Hoje na História: Henrique VIII manda matar Ana Bolena

Esteja sempre bem informado
Receba todos os dias as principais notícias de Opera Mundi

Receba informações de Opera Mundi

Em 19 de maio de 1536, o rei da Inglaterra, Henrique VIII Tudor, não suportando mais as suspeitas de adultério que recaiam sobre sua segunda esposa, Ana Bolena, manda decapitá-la. O rei teria outras quatro esposas, entre elas Catarina Howard que seria também decapitada por infidelidade. A filha de Ana Bolena e de Henrique VIII reinaria assim mesmo em todo o reino da Inglaterra a partir de 1558 com o nome de Elizabete I.
 
Henrique VIII era o segundo filho de Henrique VII. Nasceu em Greenwich, subúrbio de Londres, em 28 de junho de 1491. A morte de seu irmão Artur permitiu-lhe ascender ao trono em 1509. Colocou suas reconhecidas qualidades intelectuais a serviço do país. Tratou de manter boas relações com a França e a Espanha, duas das maiores potências da época. Casou-se, aliás, com a tia de Carlos V, Catarina de Aragão, mas não tardou a pedir o divórcio. No entanto, a separação foi recusada pela Igreja Católica. Até então fervoroso católico, Henrique VIII se opôs ao papa, conseguindo mais tarde o pronunciamento oficial da Santa Sé concedendo-lhe o divórcio em 1533. Apaixonado por Ana Bolena, fê-la coroar pouco tempo depois.

Em 1541, o rei da Inglaterra adquiriu o status de rei da Irlanda. Autor do Ato de Supremacia alguns anos depois, Henrique VIII tentou impor o protestantismo, porém só suscitou revolta por parte dos autóctones. Reprimiu-os confiscando suas terras.
 
Traído por sua quinta esposa, Catherine Howard, o rei mandou decapitá-la em fevereiro de 1542, acusando-a de infiel, como já havia decapitado a Ana Bolena, acusando-a de incesto. Em 1543, Henrique VIII casaria com a protestante Catarina Parr. Seria sua última mulher.
 
Henrique VIII morreu em seu palácio de Westminster depois de 38 anos de reinado e seis casamentos. Sua época seria marcada pela execução de duas de suas esposas por incesto e adultério, pela anexação do País de Gales à coroa da Inglaterra e, finalmente, pela Reforma Anglicana e o cismo com a Igreja Católica Romana. Aos 9 anos de idade, o filho que tinha tido com sua quarta mulher, Jeanne Seymour é sagrado sucessor e assume o trono com o nome de Eduardo VI.

Hoje na História: 1989 - Salvador Dalí, ícone do surrealismo, morre na Catalunha aos 84 anos

Hoje na História: 1836 - Espanha reconhece independência do México por meio de Tratado Santa María-Calatrava

Hoje na História - 1737: Morre Antonio Stradivarius, fabricante de violinos

 

Leia Mais

Outras Notícias

X

Assine e receba as últimas notícias

Receba informações de Opera Mundi

Destaques

Publicidade

Escravidão e Liberdade

Escravidão e Liberdade

A editora Alameda traz uma seleção especial de livros escravidão, abolição do trabalho escravo e sobre cultura negra. Conheça o trabalho de pesquisadores que se dedicaram profundamente a esses temas, centrais para o debate da questão racial e da história do Brasil. 

Leia Mais

A revista virtual
desnorteada

O melhor da imprensa independente

Mais Lidas

Últimas notícias

Irlandeses votam a favor da legalização do aborto

Maioria significativa respondeu com 'sim' em referendo sobre reforma da atual legislação do aborto na Irlanda, uma das mais restritivas da Europa; autoridades governamentais saúdam vitória da democracia em dia histórico

 

Philip Roth: um escritor aberto ao outro

Aos poucos, a geração de escritores que me formou e que foi decisiva na minha opção por estudar a literatura contemporânea vai terminando; e eu vou ficando cada vez menos contemporâneo