Aula Pública Opera Mundi: qual é o futuro da Argentina após fim da era Kirchner?

Igor Fuser, professor de Relações Internacionais da UFABC, discute proposta de liberalização da economia de Maurício Macri, empossado em dezembro de 2015

No sexto episódio da terceira temporada da Aula Pública, Igor Fuser, professor de Relações Internacionais da UFABC, discute o futuro da Argentina após o fim da era Kirchner (2003-2015).

EFE

Cristina Kirchner se despediu de multidão na icônica Praça de Maio em 10 de dezembro passado


Para o especialista em América Latina, na contramão de avanços sociais com Néstor e Cristina, o presidente Maurício Macri irá implementar um novo ciclo de liberalização econômica, levando o país à recessão.

"Macri irá atacar os avanços sociais da era Kirchner, pois foi eleito para mudar as regras do jogo em favor das classes mais favorecidas, ou seja, o  grande empresariado argentino, os banqueiros e o agronegócio. Nesse sentido, uma série de medidas já foi anunciada, como a desvalorização do câmbio, que aumenta consideralvemente o custo de vida no país, prejudicando as classes populares", analisa.

Assista aos episódios da terceira temporada:

Marcelo Godoy: quem ensinou os militares brasileiros a torturar?
Breno Altman: palestinos têm direito à insurreição?
Deisy Ventura: qual o futuro da saúde global?
Magali Cunha: por que o mundo precisa combater a intolerância religiosa?

Igor Fuser também discute os novos rumos da política externa argentina, que, com o novo direcionamento à direita, afetará integração latino-americana. "Com Macri, Argentina irá se afastar politicamente de Brasil, Uruguai e Unasul", afirma.

Assista ao primeiro bloco da Aula Pública Opera Mundi com Igor Fuser: qual é o futuro da Argentina?



No segundo bloco, Igor Fuser responde a pergunta da jornalista Aline Boueri



No terceiro bloco, Igor Fuser responde as perguntas do público da UFABC, em São Bernardo do Campo

'Falta muito' na busca por netos que sumiram na ditadura da Argentina, diz líder das Avós de Maio

TVT exibe Aula Pública Opera Mundi sobre imagem do Brasil no exterior nesta quinta-feira

Aula Pública Opera Mundi: Qual é a imagem do Brasil no exterior?

 

Leia Mais



Uma vez que você chegou até aqui...


…temos algo a sugerir. Cada vez mais gente lê Opera Mundi, mas a publicidade dos governos, com o golpe, foi praticamente zerada para a imprensa crítica, e a publicidade privada não tem sido igualmente fácil de conseguir, apesar de nossa audiência e credibilidade. Ao contrário dos sites da mídia hegemônica, nós não estamos usando barreiras que limitam a quantidade de matérias que podem ser lidas gratuitamente por mês. Queremos manter o jornalismo acessível a todos. Produzir um jornalismo crítico e independente custa caro e dá trabalho. Mas nós acreditamos que o esforço vale a pena, pois um jornalismo desse tipo é essencial num mundo que preza a democracia. E temos certeza de que você concorda com isso.


Torne-se um assinante solidário ou faça uma contribuição única.




(Este anúncio é diretamente inspirado numa solicitação feita pelo jornal britânico ‘The Guardian’. A imprensa independente de todo o mundo está buscando nesse tipo de apoio uma forma de existir e persistir.)


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Outras Notícias

PUBLICIDADE
X

Assine e receba as últimas notícias

O melhor da imprensa independente

PUBLICIDADE

Diálogos do Sul

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais Lidas