Aula Pública Opera Mundi: derrota do chavismo na Venezuela significa o fim do Foro de SP?

No sétimo episódio da terceira temporada, o professor de Relações Internacionais Valter Pomar discute os rumos da esquerda na América Latina

Esteja sempre bem informado
Receba todos os dias as principais notícias de Opera Mundi

Receba informações de Opera Mundi

Opera Mundi TV

Na Aula Pública, Valter Pomar discute futuro da esquerda na América Latina


No sétimo episódio da terceira temporada da Aula Pública Opera Mundi, Valter Pomar, professor de Relações Internacionais da UFABC, discute a derrota eleitoral de Nicolás Maduro, presidente da Venezuela, nas eleições parlamentares realizadas no começo de dezembro e o futuro da esquerda na América Latina. Para o historiador, o revés político na Venezuela mostra que o Foro de São Paulo e o campo progressista precisarão de novas estratégias para lidar com a ofensiva conservadora na região.

"As derrotas nas eleições de Venezuela e Argentina impactam a esquerda na América Latina. Mas isso não tira do Foro de SP o projeto de unidade regional, que visa a construção de um modelo de crescimento. A esquerda latino-americana, mesmo com essas derrotas, tem pelo menos 40% dos votos, com experiência muito grande e com um poder muito maior do que há 10 ou 15 anos atrás", analisa.

Assista aos episódios da terceira temporada:
Marcelo Godoy: Quem ensinou os militares brasileiros a torturar?
Breno Altman: Palestinos têm direito à insurreição?
Deisy Ventura: Qual o futuro da saúde global?
Magali Cunha: Por que o mundo precisa combater a intolerância religiosa?
Daniel Buarque: Qual é a imagem do Brasil no exterior?
Igor Fuser: Qual é o futuro da Argentina após fim da era Kirchner?

Na Aula Pública, Valter Pomar também discute a ofensiva conservadora sobre os avanços sociais conquistados nos últimos anos na América Latina. Ele também comenta o que há em comum entre o cenário político de Argentina e Venezuela com o Brasil.

Assista ao primeiro bloco da Aula Pública Opera Mundi com Valter Pomar: derrota do chavismo na Venezuela significa o fim do Foro de SP?


No segundo bloco da Aula Pública, Valter Pomar responde à pergunta da jornalista Marina Terra, que acompanhou em Caracas as eleições na Venezuela para Opera Mundi


No terceiro bloco da Aula Pública, Valter Pomar responde as perguntas do público na UFABC, em São Bernardo do Campo

 

Espanha: Com inspiração bolivariana, posição do Podemos sobre Venezuela provoca críticas

Posição de Macri sobre direitos humanos na Venezuela gera polêmica em cúpula do Mercosul

Oposição venezuelana cede e afasta deputados impugnados após decisão do Supremo

 

Outras Notícias

X

Assine e receba as últimas notícias

Receba informações de Opera Mundi

Destaques

Publicidade

Faça uma pós agora!

Faça uma pós agora!

A leitura literária é um fator importante na construção de relações humanas mais justas. Do mesmo modo, a formação de leitores críticos é imprescindível para a constituição de uma sociedade democrática.

Por isso, torna-se cada vez mais urgente a abertura de novos e arejados espaços de interlocução qualificada entre os sujeitos que atuam nesse processo, em diversos contextos sociais.

A proposta do curso é proporcionar, por meio de discussões abrangentes e aprofundadas sobre a formação do leitor literário, uma reflexão ancorada principalmente em três áreas do conhecimento: a teoria literária, a mediação da leitura e a crítica especializada.

Leia Mais

A revista virtual
desnorteada

O melhor da imprensa independente

Mais Lidas

Últimas notícias

Lugar de fala e a fala do lugar

Eu não posso nunca esquecer que essa palavra que trago como meu ofício de mundo não pode ser menos que o fio afiado da lâmina, mas não qualquer lâmina