Aula Pública Opera Mundi: o que são Cadeias Globais de Valor?

No quinto episódio da nova temporada, Cristina Reis explica as novas tendências da economia mundial e as possíveis consequências para Brasil

Opera Mundi TV

Cristina Reis, professora da UFABC, discute economia e mercado global na Aula Pública


No quinto episódio da nova temporada da Aula Pública, Cristina Reis, doutora em Economia pela UFRJ e professora da UFABC, explica o que são Cadeias Globais de Valor e por que elas são fundamentais para o crescimento econômico. Para a especialista, os países precisam integrar e qualificar o sistema produtivo para conseguir melhores resultados.

"O ideal para o desenvolvimento é a mudança estrutural da produção para atividades mais sofisticadas e tecnológicas, gerando conhecimento intensivo. Como resultado desse processo, elevar a distribuição de renda e o padrão de vida da população. O Brasil, por exemplo, precisa fazer políticas de sofisticação tecnológica conjugadas com uma integração dos países do eixo sul-sul. O objetivo é se integrar a essas Cadeias Globais de Valor", explica Cristina.

Assista ao primeiro bloco da Aula Pública com Cristina Reis: o que são Cadeias Globais de Valor?

 

ONU repudia conduta de deputados em votação por impeachment de Dilma

Anualmente, paraísos fiscais recebem bilhões que deixam de entrar nos cofres públicos de países em desenvolvimento

Aula Pública Opera Mundi: O Direito da ditadura ainda está entre nós?

 

No segundo bloco, Cristina Reis responde perguntas do público da UFABC, em São Bernardo do Campo



Uma vez que você chegou até aqui...


…temos algo a sugerir. Cada vez mais gente lê Opera Mundi, mas a publicidade dos governos, com o golpe, foi praticamente zerada para a imprensa crítica, e a publicidade privada não tem sido igualmente fácil de conseguir, apesar de nossa audiência e credibilidade. Ao contrário dos sites da mídia hegemônica, nós não estamos usando barreiras que limitam a quantidade de matérias que podem ser lidas gratuitamente por mês. Queremos manter o jornalismo acessível a todos. Produzir um jornalismo crítico e independente custa caro e dá trabalho. Mas nós acreditamos que o esforço vale a pena, pois um jornalismo desse tipo é essencial num mundo que preza a democracia. E temos certeza de que você concorda com isso.


Torne-se um assinante solidário ou faça uma contribuição única.




(Este anúncio é diretamente inspirado numa solicitação feita pelo jornal britânico ‘The Guardian’. A imprensa independente de todo o mundo está buscando nesse tipo de apoio uma forma de existir e persistir.)


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Outras Notícias

PUBLICIDADE
X

Assine e receba as últimas notícias

O melhor da imprensa independente

PUBLICIDADE

Diálogos do Sul

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Mais Lidas