Aula Pública Opera Mundi: por que o mundo precisa conhecer a história da África?

No sétimo episódio da quarta temporada, o professor da UFABC Muryatan Barbosa discute os desafios dos países africanos na contemporaneidade

Esteja sempre bem informado
Receba todos os dias as principais notícias de Opera Mundi

Receba informações de Opera Mundi

Opera Mundi TV

Muryatan Barbosa discute história e questões contemporâneas do continente africano


No sétimo episódio da quarta temporada da Aula Pública, Muryatan Barbosa, doutor em História Social pela USP e professor da UFABC, discute os desafios políticos e sociais do continente africano na contemporaneidade. Para o especialista, há um movimento de reconstrução da história africana que nasce, estruturalmente, do crescimento econômico e social experimentado pelos países do continente nos últimos 15 anos. 

"A imagem que temos de miséria e pobreza na África surge a partir de um olhar para os anos de 1980 e 1990, quando o processo de desenvolvimento foi bloqueado por conta das políticas neoliberais no continente. Entre o final dos anos 1990 e começo dos anos 2000, temos uma retomada no crescimento e no desenvolvimento africano. No entanto, isso não significa que todos países superam os problemas, pois isso depende muito da política interna de cada país. Estamos falando de 54 países, cada qual com sua história. Porém, em termos gerais, em relação os anos de 1980 e 1990, o caminho seguido pelos países africanos é positivo. Com essas novas dinâmicas, cresce o esforço de construção da história africana para além da perspectiva eurocêntrica", analisa Muryatan Barbosa.

Assista ao primeiro bloco da Aula Pública com Muryatan Barbosa: por que o mundo precisa conhecer a história da África?


Na segunda parte da Aula Pública, Muryatan responde perguntas do público da UFABC, em São Bernardo do Campo

Aula Pública Opera Mundi: Qual é o futuro da leitura no mundo?

Aula Pública Opera Mundi: A crise política é brasileira ou internacional?

Aula Pública Opera Mundi: O Direito da ditadura ainda está entre nós?

 

Leia Mais

Outras Notícias

X

Assine e receba as últimas notícias

Receba informações de Opera Mundi

Destaques

Publicidade

Faça uma pós agora!

Faça uma pós agora!

A leitura literária é um fator importante na construção de relações humanas mais justas. Do mesmo modo, a formação de leitores críticos é imprescindível para a constituição de uma sociedade democrática.

Por isso, torna-se cada vez mais urgente a abertura de novos e arejados espaços de interlocução qualificada entre os sujeitos que atuam nesse processo, em diversos contextos sociais.

A proposta do curso é proporcionar, por meio de discussões abrangentes e aprofundadas sobre a formação do leitor literário, uma reflexão ancorada principalmente em três áreas do conhecimento: a teoria literária, a mediação da leitura e a crítica especializada.

Leia Mais

A revista virtual
desnorteada

O melhor da imprensa independente

Mais Lidas

Últimas notícias

Lugar de fala e a fala do lugar

Eu não posso nunca esquecer que essa palavra que trago como meu ofício de mundo não pode ser menos que o fio afiado da lâmina, mas não qualquer lâmina