Aula Pública Opera Mundi: como garantir a soberania alimentar no mundo?

No novo episódio da Aula Pública, Olympio Barbanti, da UFABC, discute aspectos econômicos e sociais da produção de alimentos

Opera Mundi TV

Olympio Barbanti discute soberania alimentar no mundo


No novo episódio da quarta temporada Aula Pública, Olympio Barbanti, professor da UFABC (Universidade Federal do ABC), jornalista e doutor em Ciência Política pela London School of Economics, discute aspectos sociais e econômicos da soberania alimentar no mundo. Para o especialista, superar o problema da fome exige mudanças estratégicas na produção, distribuição e consumo de alimentos.

"Temos hoje uma financeirização do mercado de alimentos. As grandes empresas dessa área não ganham dinheiro com a produção de comida. Pelo contrário, elas ganham na bolsa de valores. A comida se tornou apenas mais um produto e muitos alimentos são descartados por ter poucos consumidores. Para ter soberania alimentar, precisamos resgatar a dimensão que a comida é um direito humano", afirma Olympio Barbanti. 


Clique e faça agora uma assinatura solidária de Opera Mundi

Assista ao primeiro bloco da Aula Pública Opera Mundi com Olympio Barbanti: como garantir a soberania alimentar no mundo?


No segundo bloco, Olympio Barbanti responde as perguntas do público na UFABC, em São Bernardo do Campo

Aula Pública Opera Mundi: a burguesia ameaça a democracia no mundo?

Aula Pública Opera Mundi: Qual educação nós temos? E qual educação queremos?

Aula Pública Opera Mundi: o que o fim da União Soviética representou para a esquerda?

 

Leia Mais

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Outras Notícias

PUBLICIDADE
X

Assine e receba as últimas notícias

Receba informações de Opera

Destaques

Publicidade

Democracia

Democracia

A construção e a defesa da democracia envolve muitas áreas: feminismo, educação, história. Conheça alguns títulos da Alameda Casa Editorial sobre o tema.

Leia Mais

O melhor da imprensa independente

PUBLICIDADE

A revista virtual
desnorteada

Mais Lidas

Últimas notícias

Homenagem à Caros Amigos

Como foi bacana chegar à banca de jornal e encontrar essa revista grandona, cheia de texto, falando coisas que eram totalmente não ditas nos grandes jornais