Aula Pública Opera Mundi: a integração na América do Sul está em risco?

No novo episódio da Aula Pública, Tatiana Berringer, professora da UFABC, discute qual o futuro da integração regional com o avanço de grupos conservadores

Esteja sempre bem informado
Receba todos os dias as principais notícias de Opera Mundi

Receba informações de Opera Mundi

Opera Mundi TV

Na Aula Pública, Tatiana Berringer analisa a integração na América do Sul

No novo episódio da quarta temporada da Aula Pública, Tatiana Berringer, professora de relações internacionais da UFABC (Universidade Federal do ABC) e doutora em Ciência Política pela Unicamp, analisa as reconfigurações sociais e econômicas na América Latina com o avanço de grupos conservadores. Para a especialista, criar laços produtivos entre os países é um dos principais desafios da integração na região. No entanto, esses processos ainda dependem da orientação política dos governos eleitos de cada país.

"O objetivo da integração é aprofundar o desenvolvimento econômico, industrial e social a fim de garantir uma maior margem de manobra da região diante do sistema internacional e das grandes potências. No entanto, mesmo com 25 anos de Mercosul e 10 anos da Unasul, entramos em um momento de muita instabilidade na região, pois esses processos de integração dependeram de governos eleitos e da coordenação política dos movimentos progressistas. Com a eleição de Macri na Argentina, a crise na Venezuela e o afastamento de Dilma, há uma mudança nesse cenário", diz Tatiana Berringer.

Assista ao primeiro bloco da Aula Pública com Tatiana Berringer: a integração na América do Sul está em risco?


Na segunda parte da Aula Pública, Tatiana Berringer responde perguntas do público da UFABC, em São Bernardo do Campo

Congressistas norte-americanos pedem que EUA 'tenham cautela' e evitem apoiar Temer e impeachment de Dilma

TVT exibe nesta quinta, às 20h, Aula Pública Opera Mundi sobre integração na América Latina

Aula Pública Opera Mundi: o que o fim da União Soviética representou para a esquerda?

 

Leia Mais

Outras Notícias

X

Assine e receba as últimas notícias

Receba informações de Opera Mundi

Destaques

Publicidade

Faça uma pós agora!

Faça uma pós agora!

A leitura literária é um fator importante na construção de relações humanas mais justas. Do mesmo modo, a formação de leitores críticos é imprescindível para a constituição de uma sociedade democrática.

Por isso, torna-se cada vez mais urgente a abertura de novos e arejados espaços de interlocução qualificada entre os sujeitos que atuam nesse processo, em diversos contextos sociais.

A proposta do curso é proporcionar, por meio de discussões abrangentes e aprofundadas sobre a formação do leitor literário, uma reflexão ancorada principalmente em três áreas do conhecimento: a teoria literária, a mediação da leitura e a crítica especializada.

Leia Mais

A revista virtual
desnorteada

O melhor da imprensa independente

Mais Lidas

Últimas notícias

Lugar de fala e a fala do lugar

Eu não posso nunca esquecer que essa palavra que trago como meu ofício de mundo não pode ser menos que o fio afiado da lâmina, mas não qualquer lâmina