Por que apoiar a imprensa independente? Conheça projetos que merecem sua colaboração

O florescimento da mídia alternativa no Brasil foi muito importante para construir uma nova narrativa; é preciso garantir a continuidade desses projetos para os tempos que virão

Esteja sempre bem informado
Receba todos os dias as principais notícias de Opera Mundi

Receba informações de Opera Mundi

Atualizada em 14 de julho de 2017

A consolidação da imprensa independente no Brasil durou mais de uma década. Hoje, temos projetos de jornalismo internacional, jornalismo investigativo, jornalismo ativista, jornalismo regional e uma vasta blogosfera que têm pautado temas como política nacional, movimentos culturais da periferia, cultura regional, luta de movimentos sociais, como os movimentos negros e feministas.


Clique e faça agora uma assinatura solidária de Opera Mundi

Todo esse florescimento, no entanto, corre o risco de retroceder. O setor de publicidade privada continua a ser bastante avesso a diversificar seus investimentos e a direcionar uma parte deles para a audiência desses projetos. Além disso, como é sabido, o governo federal bloqueou a publicidade nos sites independentes e suspendeu diversos editais para a mídia livre.

No atual momento político do país, no entanto, é preciso garantir um grande espectro de vozes no debate. Impeachment, eleições, votação de projetos polêmicos pelo Congresso, continuidade e rumos do Mercosul. Esses são alguns dos temas que, pautados pela imprensa independente, têm mudado o rumo da narrativa hegemônica dos grandes veículos de comunicação.

Para que essa continue sendo uma realidade, diversos projetos estão com campanhas de assinaturas ou “vaquinhas virtuais”, o chamado crowdfunding. A seguir, listamos alguns dos projetos mais interessantes, sem a intenção de sermos excludentes, e dizemos por que é importante apoiá-los:

Opera Mundi

Trata-se de um projeto único na imprensa brasileira, de acompanhamento da mídia e acontecimentos internacionais sob uma perspectiva latino-americana e brasileira.

Link para a campanha: operamundi.uol.com.br/apoio

 

De Olho nos Ruralistas

O projeto De Olho nos Ruralistas, de Alceu Castilho, abrigado pelo site Outras Palavras, está com uma campanha de arrecadação aberta. Castilho é autor de "Partido da Terra" e um profundo conhecedor das elites rurais do país.

Link para a campanha: outraspalavras.net/deolhonosruralistas/de-olho-nos-mil-parceiros/

 

Outras Palavras

Porque é seguramente um dos melhores sites de análise da conjuntura brasileira e mundial. Fez uma extensa cobertura sobre os acontecimentos de 2013 e, desde então, uma série de previsões que se confirmaram, infelizmente.

Link para a campanha: outraspalavras.net/outrosquinhentos/

 

Ponte Jornalismo

A Ponte Jornalismo é um veículo de comunicação que reúne jornalistas especializados em Segurança Pública, Justiça e Direitos Humanos. Fundada em março de 2014 com a preocupação de dar voz e rosto às vítimas de violência policial em todo o Brasil, busca ir muito além das versões oficiais para denunciar a existência de uma prática sistemática de extermínio da população negra e pobre das periferias das cidades brasileiras. Também tem como foco a cobertura de questões de preconceito de gênero e racismo.

Link para a campanha: ponte.org/doe-para-a-ponte/

Carta Maior

O site, focado essencialmente em análises políticas, tem ajudado a contruir, desde 2001, uma narrativa antineoliberal no país.

Link para a campanha: cartamaior.com.br/pages/sejaparceiro

 

Barão de Itararé

O Centro de Estudos da Mídia Independente Barão de Itararé é um dos principais responsáveis pela consolidação da blogosfera progressista no país, com formulações e eventos de formação de blogueiros.

Link para a campanha: baraodeitarare.org.br

 

Revista Fórum

Nascida no Fórum Social Mundial, em 2001, a revista traz uma das mais interessantes coberturas sobre as cidades brasileiras.

Link para campanha: revistaforum.com.br/socio/

 

Diálogos do Sul

Fundada em 2011, a revista se reivindica como herdeira da revista internacionalista “Cadernos do Terceiro Mundo”, que circulou no Brasil e nos países em desenvolvimento entre os anos 1974 e 2005. É publicada em português e espanhol.

Link para campanha: operamundi.uol.com.br/dialogosdosul/apoie-a-dialogos/

 

Alma Preta

Site de imprensa negra. Seu objetivo é produzir conteúdo ligado à temática étnico-racial no Brasil e no mundo. O projeto cobre os diversos movimentos sociais de combate ao racismo, as discussões importantes para o combate ao racismo brasileiro. O conteúdo digital se divide em texto, imagens e produções audiovisuais, a partir de entrevistas, reportagens, artigos opinativos e análises.

Link para a campanha: almapreta.com/assinaturas/planos

 

 

 

8 razões para apoiar Opera Mundi

 

Outras Notícias

X

Assine e receba as últimas notícias

Receba informações de Opera Mundi

Destaques

Publicidade

Faça uma pós agora!

Faça uma pós agora!

A leitura literária é um fator importante na construção de relações humanas mais justas. Do mesmo modo, a formação de leitores críticos é imprescindível para a constituição de uma sociedade democrática.

Por isso, torna-se cada vez mais urgente a abertura de novos e arejados espaços de interlocução qualificada entre os sujeitos que atuam nesse processo, em diversos contextos sociais.

A proposta do curso é proporcionar, por meio de discussões abrangentes e aprofundadas sobre a formação do leitor literário, uma reflexão ancorada principalmente em três áreas do conhecimento: a teoria literária, a mediação da leitura e a crítica especializada.

Leia Mais

A revista virtual
desnorteada

O melhor da imprensa independente

Mais Lidas

Últimas notícias

Espanha debate exumação dos restos mortais de Franco

Mausoléu do ex-ditador integra monumento para homenagear mortos da Guerra Civil e virou destino de peregrinação de extremistas de direita; governo quer transformar memorial num local de reconciliação nacional