Por que apoiar a imprensa independente? Conheça projetos que merecem sua colaboração

O florescimento da mídia alternativa no Brasil foi muito importante para construir uma nova narrativa; é preciso garantir a continuidade desses projetos para os tempos que virão

Atualizada em 14 de julho de 2017

A consolidação da imprensa independente no Brasil durou mais de uma década. Hoje, temos projetos de jornalismo internacional, jornalismo investigativo, jornalismo ativista, jornalismo regional e uma vasta blogosfera que tem pautado temas como política nacional, movimentos culturais da periferia, cultura regional, luta de movimentos sociais, como os movimentos negros e feministas.


Clique e faça agora uma assinatura solidária de Opera Mundi

Todo esse florescimento, no entanto, corre o risco de retroceder. O setor de publicidade privada continua a ser bastante avesso a diversificar seus investimentos e a direcionar uma parte deles para a audiência desses projetos. Além disso, como é sabido, o governo federal bloqueou a publicidade nos sites independentes e suspendeu diversos editais para a mídia livre.

No atual momento político do país, no entanto, é preciso garantir um grande espectro de vozes no debate. Impeachment, eleições, votação de projetos polêmicos pelo Congresso, continuidade e rumos do Mercosul. Esses são alguns dos temas que, pautados pela imprensa independente, têm mudado o rumo da narrativa hegemônica dos grandes veículos de comunicação.

Para que essa continue sendo uma realidade, diversos projetos estão com campanhas de assinaturas ou “vaquinhas virtuais”, o chamado crowdfunding. A seguir, listamos alguns dos projetos mais interessantes, sem a intenção de sermos excludentes, e dizemos por que é importante apoiá-los:

Opera Mundi

Trata-se de um projeto único na imprensa brasileira, de acompanhamento da mídia e acontecimentos internacionais sob uma perspectiva latino-americana e brasileira.

Link para a campanha: operamundi.uol.com.br/apoio

 

Painel Acadêmico

É um site jornalístico especializado em notícias e análises que possibilitem o aperfeiçoamento educacional contínuo de seus leitores.

Link para a campanha: painelacademico.uol.com.br/apoio

 

De Olho nos Ruralistas

O projeto De Olho nos Ruralistas, de Alceu Castilho, abrigado pelo site Outras Palavras, está com uma campanha de arrecadação aberta. Castilho é autor de "Partido da Terra" e um profundo conhecedor das elites rurais do país.

Link para a campanha: outraspalavras.net/deolhonosruralistas/de-olho-nos-mil-parceiros/

 

Outras Palavras

Porque é seguramente um dos melhores sites de análise da conjuntura brasileira e mundial. Fez uma extensa cobertura sobre os acontecimentos de 2013 e, desde então, uma série de previsões que se confirmaram, infelizmente.

Link para a campanha: outraspalavras.net/outrosquinhentos/

 

Ponte Jornalismo

A Ponte Jornalismo é um veículo de comunicação que reúne jornalistas especializados em Segurança Pública, Justiça e Direitos Humanos. Fundada em março de 2014 com a preocupação de dar voz e rosto às vítimas de violência policial em todo o Brasil, busca ir muito além das versões oficiais para denunciar a existência de uma prática sistemática de extermínio da população negra e pobre das periferias das cidades brasileiras. Também tem como foco a cobertura de questões de preconceito de gênero e racismo.

Link para a campanha: ponte.org/doe-para-a-ponte/

 

Revista Caros Amigos

A revista “Caros Amigos”, criada em 1997, é o mais longevo projeto de mídia independente construído no Brasil após a redemocratização.

Link para a campanha: carosamigos.com.br/index.php/contribua

 

Carta Maior

O site, focado essencialmente em análises políticas, tem ajudado a contruir, desde 2001, uma narrativa antineoliberal no país.

Link para a campanha: cartamaior.com.br/pages/sejaparceiro

 

Barão de Itararé

O Centro de Estudos da Mídia Independente Barão de Itararé é um dos principais responsáveis pela consolidação da blogosfera progressista no país, com formulações e eventos de formação de blogueiros.

Link para a campanha: baraodeitarare.org.br

 

Revista Fórum

Nascida no Fórum Social Mundial, em 2001, a revista traz uma das mais interessantes coberturas sobre as cidades brasileiras.

Link para campanha: revistaforum.com.br/socio/

 

Diálogos do Sul

Fundada em 2011, a revista se reivindica como herdeira da revista internacionalista “Cadernos do Terceiro Mundo”, que circulou no Brasil e nos países em desenvolvimento entre os anos 1974 e 2005. É publicada em português e espanhol.

Link para campanha: operamundi.uol.com.br/dialogosdosul/apoie-a-dialogos/

 

Socialista Morena

Cynara Menezes é uma jornalista com longa trajetória e que não se acomodou no conforto da grande mídia, preferindo o combate e a vida independente.

Link para a campanha: socialistamorena.com.br/apoie/

 

Alma Preta

Site de imprensa negra. Seu objetivo é produzir conteúdo ligado à temática étnico-racial no Brasil e no mundo. O projeto cobre os diversos movimentos sociais de combate ao racismo, as discussões importantes para o combate ao racismo brasileiro. O conteúdo digital se divide em texto, imagens e produções audiovisuais, a partir de entrevistas, reportagens, artigos opinativos e análises.

Link para a campanha: almapreta.com/assinaturas/planos

 

Jornal Pessoal

Lúcio Flávio Pinto criou em 1987 o Jornal Pessoal para publicar o que a imprensa tradicional de Belém (PA) não se arriscava a fazer. Tem uma larga trajetória na defesa dos direitos humanos e do meio ambiente.

Link para a campanha: lucioflaviopinto.wordpress.com/assinatura/

Governo e oposição na Venezuela definem regras de diálogos, que começam em 1º de dezembro

'Nunca aceitaremos o golpe de Estado militar no Zimbábue', diz líder da União Africana

Judith Butler responde aos ataques de ódio sofridos no Brasil

 

Leia Mais

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Outras Notícias

PUBLICIDADE
X

Assine e receba as últimas notícias

Destaques

Publicidade

Promoção 100 livros para os 100 anos da Revolução

Promoção 100 livros para os 100 anos da Revolução

Inspirada pela Revolução Russa, a Alameda Casa Editorial fez uma seleção de 100 livros com desconto de 20% e frete grátis. São livros que tratam da sociedade capitalista, do mercado de trabalho, do racismo, do pensamento marxista, das grandes depressões econômicas, enfim: do pensamento social que, direta ou indiretamente, foi influenciado pela revolução dos trabalhadores de 1917. Aproveite.

Leia Mais

O melhor da imprensa independente

PUBLICIDADE

A revista virtual
desnorteada

Mais Lidas

Últimas notícias

Mugabe reaparece em público após intervenção militar

Oficialmente em prisão domiciliar, presidente do Zimbábue é visto em público pela primeira vez desde que Forças Armadas assumiram o controle do país; sua saída do poder, após quase quatro décadas, ainda é incerta.