Aula Pública Opera Mundi: por que cresce a precarização de empregos no mundo?

Ruy Braga explica as razões do capital no ataque a direitos conquistados por gerações de trabalhadores, no Brasil e em outros países

Esteja sempre bem informado
Receba todos os dias as principais notícias de Opera Mundi

Receba informações de Opera Mundi

No novo episódio da Aula Pública, Ruy Braga, professor de Sociologia da USP, discute o avanço dos processos de precarização do trabalho vem crescendo no mundo. Autor dos livros 'A Pulsão Plebeia' (Alameda, 358 pgs., R$40,00) e 'A Política do Precariado' (Boitempo, 264 pgs., R$38,00), Braga explica como a exploração econômica dos trabalhadores constitui uma das marcas da economia capitalista.


Clique e faça agora uma assinatura solidária de Opera Mundi

"O objetivo é avançar contra as conquistas, os direitos e a cidadania que foram acumulados nas gerações passadas pela sociedade. Quando você tem aumento do desemprego e a diminuição dos direitos trabalhistas, a força de trabalho fica mais barata", explica o professor. Nessa situação, "há mais condições de acumular capital - assim, pensam alguns setores da economia brasileira", complementa.

Assista ao primeiro bloco da Aula Púbilca com Ruy Braga: por que cresce a precarização dos empregos no mundo?

Aula Pública Opera Mundi: como democratizar o livro na América Latina?

Aula Pública Opera Mundi: como deve ser a gestão da água no mundo?

ONU alerta para catástrofe humanitária por causa da batalha por Mossul

 

No segundo bloco da Aula Pública, Ruy Braga responde perguntas do público da Universidade Metodista, em São Bernardo do Campo


Aula Pública Opera Mundi:
Produção e texto: Dodô Calixto | Edição de vídeo: Daniela Stéfano
A Aula Pública Opera Mundi é um projeto de coprodução entre Opera Mundi, TVT e universidades parceiras.

Opera Mundi TV


Na Aula Pública, Ruy Braga explica como a precarização do trabalho favorece a burguesia

Leia Mais

Outras Notícias

X

Assine e receba as últimas notícias

Receba informações de Opera Mundi

Destaques

Publicidade

Faça uma pós agora!

Faça uma pós agora!

A leitura literária é um fator importante na construção de relações humanas mais justas. Do mesmo modo, a formação de leitores críticos é imprescindível para a constituição de uma sociedade democrática.

Por isso, torna-se cada vez mais urgente a abertura de novos e arejados espaços de interlocução qualificada entre os sujeitos que atuam nesse processo, em diversos contextos sociais.

A proposta do curso é proporcionar, por meio de discussões abrangentes e aprofundadas sobre a formação do leitor literário, uma reflexão ancorada principalmente em três áreas do conhecimento: a teoria literária, a mediação da leitura e a crítica especializada.

Leia Mais

A revista virtual
desnorteada

O melhor da imprensa independente

Mais Lidas

Últimas notícias

'Não podemos mais confiar na Casa Branca'

Ministro do Exterior da Alemanha reage às declarações de Trump, que descreveu a UE como um 'inimigo' dos EUA no comércio. Heiko Maas convoca uma Europa 'unida e soberana' para preservar a parceria com Washington