Aula Pública Opera Mundi: qual é a função política da arquitetura?

Maurício Puls, sociólogo e jornalista, explica como a construção das cidades está sintonizada com a vida política e social

Esteja sempre bem informado
Receba todos os dias as principais notícias de Opera Mundi

Receba informações de Opera Mundi

Opera Mundi TV

Na Aula Pública, o jornalista Maurício Puls discute Arquitetura e Sociadade na contemporaneidade

O jornalista Maurício Puls, estudioso de História da Arte e autor dos livros O significado da arte abstrata (Perspectiva) e Arquitetura e filosofia (Annablume) analise, nesse nova edição do programa Aula Pública Opera Mundi, como a arquitetura expressa relações de poder na sociedade.

As construções de edifícios - públicos e privados - e o desenvolvimento urbano, explica Puls, cumprem determinadas funções políticas e expressam como as classes sociais atuam e interagem nesses espaços. Entender processos arquitetônicos, portanto, possibilita um olhar em perspectiva para as dinâmicas sociais.

"A arquitetura constitui um meio para dar legitimidade a uma estrutura social, um mecanismo para convencer as pessoas de que as coisas devem ser daquele jeito e não de outro", explica ele. "E como é que a arquitetura faz isso? Em geral de duas formas: ou ela inspira a admiração da população pelos governantes ou pelos proprietários de grandes edifícios, ou ela inspira o medo, o terror, em aqueles que se opõem ao governo ou se opõem às pessoas poderosas. Os grandes edifícios constituem recados do Estado ou dos poderosos às camadas majoritárias da população", afirma.

Um dos exemplos usados por Maurício Puls são as transformações urbanas por que passou Paris no final do século XIX, com a abertura de grandes avenidas. Falando dos dias de hoje, Puls afirma que "os programas de requalificação urbana são mais sutis, mas eles funcionam mais ou menos do mesmo jeito: basicamente, eles expulsão os pobres do centro e os colocam em conjuntos habitacionais lá no fim do mundo; é uma política de segregação social". 

Puls também analisa o espaço dos condomínios fechados, dos shopping centers e dos centros empresariais: todos esses lugares dispõem de espaços abertos, mas esses espaços não são verdadeiramente públicos".

Assista ao primeiro bloco completo da Aula Pública com Maurício Puls: qual é a função política da arquiterura?

 

No segundo bloco, o jornalista Maurício Puls responde perguntas do público da Universidade Metodista, em São Bernardo do Campo


Produção: Dodô Calixto | Edição de vídeo: Daniela Stéfano

Aula Pública Opera Mundi: Qual educação nós temos? E qual educação queremos?

Aula Pública: qual é a relação da crise brasileira com os movimentos sociais pelo mundo?

TVT exibe nesta quinta, às 20h, Aula Pública Opera Mundi sobre gestão da água no mundo

 

Leia Mais

Outras Notícias

X

Assine e receba as últimas notícias

Receba informações de Opera Mundi

Destaques

Publicidade

Faça uma pós agora!

Faça uma pós agora!

A leitura literária é um fator importante na construção de relações humanas mais justas. Do mesmo modo, a formação de leitores críticos é imprescindível para a constituição de uma sociedade democrática.

Por isso, torna-se cada vez mais urgente a abertura de novos e arejados espaços de interlocução qualificada entre os sujeitos que atuam nesse processo, em diversos contextos sociais.

A proposta do curso é proporcionar, por meio de discussões abrangentes e aprofundadas sobre a formação do leitor literário, uma reflexão ancorada principalmente em três áreas do conhecimento: a teoria literária, a mediação da leitura e a crítica especializada.

Leia Mais

A revista virtual
desnorteada

O melhor da imprensa independente

Mais Lidas

Últimas notícias

Lugar de fala e a fala do lugar

Eu não posso nunca esquecer que essa palavra que trago como meu ofício de mundo não pode ser menos que o fio afiado da lâmina, mas não qualquer lâmina