Chile suspende importações de carne bovina do Brasil após operação da Polícia Federal

País sul-americano se junta à União Europeia e à Coreia do Sul nas restrições à carne, seja bovina, seja de frango, que vem do Brasil; China também suspendeu entradas, diz agência

Esteja sempre bem informado
Receba todos os dias as principais notícias de Opera Mundi

Receba informações de Opera Mundi

O ministro da Agricultura do Chile, Carlos Furche, anunciou nesta segunda-feira (20/03) que o país suspendeu as importações de carne bovina do Brasil por conta da Operação Carne Fraca, da Polícia Federal, que investiga fraudes nos produtos de alguns dos maiores frigoríficos brasileiros.


Clique e faça agora uma assinatura solidária de Opera Mundi

O país sul-americano se junta à União Europeia e à Coreia do Sul nas restrições à carne, seja bovina, seja de frango, que vem do Brasil. De acordo com a agência Reuters, a China também suspendeu as importações.

“Tomamos a decisão de fechar temporariamente a autorização a esses matadouros frigoríficos até saber com exatidão das autoridades brasileiras quais são as plantas que estão sendo investigadas, e quais delas são as que exportam para o mundo e para o Chile”, disse Furche, de acordo com o portal Emol.

Metade da carne consumida pelos chilenos é importada – e, deste total, 30% são provenientes do Brasil, afirmou o ministro chileno.

Momento atual lembra volta de Getúlio Vargas ao poder em 1950, diz Lula em carta para o Salão do Livro Político

OMS retira transexualidade da categoria de distúrbios mentais

É inadmissível que Estados Unidos separem pais e filhos imigrantes na fronteira com México, diz ONU

 

Jason Rogers/Flickr CC

Chile também suspendeu entrada de carne bovina brasileira

“Estamos, desde sábado, analisando a situação a respeito da investigação que se desenvolve no Brasil, por parte da fiscalização, por alguns delitos cometidos por alguns frigoríficos brasileiros no tratamento de carnes bovinas destinadas tanto ao consumo local, quanto a exportações”, disse Furche ao portal chileno.

União Europeia

Um porta-voz da União Europeia anunciou que o bloco vai suspender a importação de carnes das empresas investigadas na operação. “A Comissão [Europeia] vai garantir que qualquer uma das empresas implicadas na fraude sejam suspensas de exportar para a UE", disse.

Mais de 30 empresas estão sob investigação da PF – entre elas, grandes frigoríficos como JBS (que produz a marca Friboi e Seara) e BRF (responsável por Sadia e Perdigão). As autoridades investigam adulteração em carnes, inclusão de substâncias conservadoras (como ácido ascórbico) acima do limite permitido e suborno de fiscais do Ministério da Agricultura para que os produtos fossem liberados.

As empresas negam irregularidades e dizem que a operação da Polícia Federal contém falhas.

Leia Mais

Outras Notícias

X

Assine e receba as últimas notícias

Receba informações de Opera Mundi

Destaques

Publicidade

Faça uma pós agora!

Faça uma pós agora!

A leitura literária é um fator importante na construção de relações humanas mais justas. Do mesmo modo, a formação de leitores críticos é imprescindível para a constituição de uma sociedade democrática.

Por isso, torna-se cada vez mais urgente a abertura de novos e arejados espaços de interlocução qualificada entre os sujeitos que atuam nesse processo, em diversos contextos sociais.

A proposta do curso é proporcionar, por meio de discussões abrangentes e aprofundadas sobre a formação do leitor literário, uma reflexão ancorada principalmente em três áreas do conhecimento: a teoria literária, a mediação da leitura e a crítica especializada.

Leia Mais

A revista virtual
desnorteada

O melhor da imprensa independente

Mais Lidas

Últimas notícias