Popularidade de Stálin triplicou na Rússia desde 1990, mostra pesquisa

49% das pessoas entrevistadas afirmam que a Revolução de Outubro - que completa 100 anos em 2017 - desempenhou um papel positivo na história do país

Uma pesquisa do instituto independente Levada mostra que a popularidade do líder soviético Josef Stálin triplicou em 27 anos na Rússia. De acordo com o levantamento, 24% dos russos dizem gostar de Stálin, contra 8% em 1990.


Clique e faça agora uma assinatura solidária de Opera Mundi

Por outro lado, a popularidade de Vladmir Lenin caiu de 67% no começo dos anos 90 para 26%. Ao mesmo tempo, 49% das pessoas entrevistadas afirmam que a Revolução de Outubro – que completa 100 anos em 2017 – desempenhou um papel positivo na história.

A pesquisa, feita em março e divulgada no começo de abril, mostra que 36% das pessoas acreditam que a revolução bolchevique deu um “ímpeto” ao desenvolvimento social e econômico do país. No entanto, apenas 28% dizem que uma nova revolução socialista, aos moldes do que aconteceu em 1917, é possível de acontecer novamente. Quase 60% afirmam que esse cenário é improvável.

Marinha argentina confirma 'explosão' em região onde submarino entrou em contato pela última vez

Premiê do Líbano volta ao país e suspende renúncia anunciada há duas semanas

Robert Mugabe renuncia ao cargo de presidente do Zimbábue, anuncia Parlamento

 

Reprodução/Bundesarchiv

Popularidade de Stálin triplicou desde 1990, diz pesquisa

Stálin

Em 2016, o mesmo instituto fez uma pesquisa específica sobre a figura de Stálin. Os resultados mostraram que 54% das pessoas viam as atitudes do soviético como positivas; 17%, negativas; 32% eram indiferentes.

Ainda de acordo com a pesquisa do ano passado, 26% das pessoas disseram que os expurgos de Stálin aconteceram por questões políticas e devem ser analisados por uma perspectiva histórica.

Sob a liderança de Stálin, a União Soviética assegurou a vitória em cima da Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. O líder soviético comandou o país entre 1922 e 1953, ano de sua morte.

Leia Mais

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Outras Notícias

PUBLICIDADE
X

Assine e receba as últimas notícias

Destaques

Publicidade

Promoção 100 livros para os 100 anos da Revolução

Promoção 100 livros para os 100 anos da Revolução

Inspirada pela Revolução Russa, a Alameda Casa Editorial fez uma seleção de 100 livros com desconto de 20% e frete grátis. São livros que tratam da sociedade capitalista, do mercado de trabalho, do racismo, do pensamento marxista, das grandes depressões econômicas, enfim: do pensamento social que, direta ou indiretamente, foi influenciado pela revolução dos trabalhadores de 1917. Aproveite.

Leia Mais

O melhor da imprensa independente

PUBLICIDADE

A revista virtual
desnorteada

Mais Lidas

Últimas notícias