Popularidade de Stálin triplicou na Rússia desde 1990, mostra pesquisa

49% das pessoas entrevistadas afirmam que a Revolução de Outubro - que completa 100 anos em 2017 - desempenhou um papel positivo na história do país

Esteja sempre bem informado
Receba todos os dias as principais notícias de Opera Mundi

Receba informações de Opera Mundi

Uma pesquisa do instituto independente Levada mostra que a popularidade do líder soviético Josef Stálin triplicou em 27 anos na Rússia. De acordo com o levantamento, 24% dos russos dizem gostar de Stálin, contra 8% em 1990.


Clique e faça agora uma assinatura solidária de Opera Mundi

Por outro lado, a popularidade de Vladmir Lenin caiu de 67% no começo dos anos 90 para 26%. Ao mesmo tempo, 49% das pessoas entrevistadas afirmam que a Revolução de Outubro – que completa 100 anos em 2017 – desempenhou um papel positivo na história.

A pesquisa, feita em março e divulgada no começo de abril, mostra que 36% das pessoas acreditam que a revolução bolchevique deu um “ímpeto” ao desenvolvimento social e econômico do país. No entanto, apenas 28% dizem que uma nova revolução socialista, aos moldes do que aconteceu em 1917, é possível de acontecer novamente. Quase 60% afirmam que esse cenário é improvável.

OMS retira transsexualidade da categoria de distúrbios mentais

É inadmissível que Estados Unidos separem pais e filhos imigrantes na fronteira com México, diz ONU

'Burlar paz integral não pode ser plano de governo', diz FARC após eleição de Duque na Colômbia

 

Reprodução/Bundesarchiv

Popularidade de Stálin triplicou desde 1990, diz pesquisa

Stálin

Em 2016, o mesmo instituto fez uma pesquisa específica sobre a figura de Stálin. Os resultados mostraram que 54% das pessoas viam as atitudes do soviético como positivas; 17%, negativas; 32% eram indiferentes.

Ainda de acordo com a pesquisa do ano passado, 26% das pessoas disseram que os expurgos de Stálin aconteceram por questões políticas e devem ser analisados por uma perspectiva histórica.

Sob a liderança de Stálin, a União Soviética assegurou a vitória em cima da Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial. O líder soviético comandou o país entre 1922 e 1953, ano de sua morte.

Leia Mais

Outras Notícias

X

Assine e receba as últimas notícias

Receba informações de Opera Mundi

Destaques

Publicidade

Faça uma pós agora!

Faça uma pós agora!

A leitura literária é um fator importante na construção de relações humanas mais justas. Do mesmo modo, a formação de leitores críticos é imprescindível para a constituição de uma sociedade democrática.

Por isso, torna-se cada vez mais urgente a abertura de novos e arejados espaços de interlocução qualificada entre os sujeitos que atuam nesse processo, em diversos contextos sociais.

A proposta do curso é proporcionar, por meio de discussões abrangentes e aprofundadas sobre a formação do leitor literário, uma reflexão ancorada principalmente em três áreas do conhecimento: a teoria literária, a mediação da leitura e a crítica especializada.

Leia Mais

A revista virtual
desnorteada

O melhor da imprensa independente

Mais Lidas

Últimas notícias