Líderes europeus celebram vitória de Emmanuel Macron na França

Paolo Gentiloni, premiê da Itália, Angela Merkel, chanceler da Alemanha, e Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu, parabenizaram europeísta Macron

Líderes de toda a União Europeia já celebram a eleição de Emmanuel Macron como presidente da França, resultado que consolidou um triunfo europeísta contra o projeto eurocético de Marine Le Pen.


Clique e faça agora uma assinatura solidária de Opera Mundi

"Viva Macron presidente. Uma esperança se ergue na Europa", escreveu no Twitter o primeiro-ministro da Itália, Paolo Gentiloni. Seu antecessor, Matteo Renzi, que tenta se inspirar no exemplo de Macron para voltar ao poder, seguiu pela mesma linha.

"A vitória de Macron escreve uma extraordinária página de esperança para a França e a Europa", tuítou o ex-premier, empossado neste domingo (07/05) como secretário do Partido Democrático (PD), a maior legenda do país.

Agência Efe

Emmanuel Macron, presidente eleito da França segundo resultado preliminar, celebra com apoiadores diante do Louvre, em Paris

Com Macron e Le Pen, França tem recorde de votos brancos e nulos no segundo turno

Mélenchon: 'com abstenção e votos brancos, nulos e em Macron, França rejeitou extrema-direita'

Emmanuel Macron diz que irá trabalhar pela unidade da França e defender Europa

 

Já o porta-voz da chanceler da Alemanha, Angela Merkel, declarou que o resultado na França é a "vitória para uma Europa unida". Por sua vez, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, deu os parabéns ao candidato do movimento Em Marcha! e disse que os franceses escolheram o "amanhecer europeu". "Agora juntos por uma Europa mais forte e justa", acrescentou.

Donald Tusk, presidente do Conselho Europeu, principal instância política da UE, afirmou que prevaleceu a "liberdade, igualdade e fraternidade", lema da República da França, que disse "não" à "tirania das notícias falsas".

A premiê do Reino Unido, Theresa May, que está de saída da União Europeia, também se felicitou com Macron, um crítico do "Brexit", e se mostrou pronta a trabalhar "em uma vasta gama de prioridades compartilhadas".

Loading...

Loading...

 

 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Outras Notícias

PUBLICIDADE
X

Assine e receba as últimas notícias

Destaques

Publicidade

Um livro fundamental para a luta das mulheres brasileiras

Um livro fundamental para a luta das mulheres brasileiras

Este livro traz de volta, depois de anos esgotado, o texto "Breve Histórico do Feminismo no Brasil", da pesquisadora e militante Maria Amélia de Almeida Teles. E acrescenta seis ensaios da autora, que tratam de temas como o aborto, a luta pela creche, a violação dos direitos humanos das mulheres durante a ditadura militar, a repressão contra as crianças no período e ainda o feminicídio.

Leia Mais

O melhor da imprensa independente

PUBLICIDADE

A revista virtual
desnorteada

Mais Lidas

Últimas notícias