Depoimento de Lula a Moro marca 'grande dia da verdade' no Brasil, diz La Repubblica; veja repercussão

Segundo jornal francês Le Parisien, Lula 'é um ícone da esquerda latino-americana' e tem 'apoio de milhares de simpatizantes que se reuniram em Curitiba' para apoiá-lo

Atualizada às 14h01

O depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao juiz federal Sergio Moro, que conduz a Operação Lava Jato, nesta quarta-feira (10/05) ganhou repercussão nos principais jornais do mundo.


Clique e faça agora uma assinatura solidária de Opera Mundi

A publicação espanhola El País afirmou que o depoimento de Lula é o início de "um combate entre os grandes pesos pesados do Brasil".

Já o jornal italiano La Repubblica caracterizou esta quarta-feira como "o grande dia da verdade", já que esta será a primeira vez que o ex-chefe de Estado, considerado pela publicação "o político mais popular", ficará frente a frente com Moro, o juiz "que iniciou a investigação sobre o maior escândalo de corrupção da história do Brasil".

Agência Efe

Apoiadores de Lula estão concentrados em Curitiba para acompanhar o depoimento do ex-presidente ao juiz federal Sergio Moro

Breno Altman: 'Segredo da Lava Jato é transformar cada investigação num grande espetáculo de mídia'

Juiz Sérgio Moro perdeu imparcialidade necessária para julgar Lula, diz advogado de ex-presidente

À espera de depoimento de Lula, movimentos sociais fazem vigília pela democracia em Curitiba

 

O periódico eletrônico El Desconcierto, do Chile, classificou o depoimento de "primeiro round". "O ambiente é de alta tensão entre petistas partidários de seguir adiante com as investigações", afirma. Já para o cubano Prensa Latina, Lula vai "tranquilo e seguro" ao encontro de Moro. 

No entanto, a BBC questionou se Lula é "presidente ou prisioneiro?". Segundo a publicação, "se condenado, o presidente mais popular do Brasil poderá enfrentar a prisão".

O jornal francês Le Parisien enfatizou que Lula "é um ícone da esquerda latino-americana" e tem "apoio de milhares de simpatizantes que se reuniram em Curitiba" para apoiá-lo.

Lula será interrogado pela primeira vez como réu por Moro. O depoimento acontecerá sob um forte esquema de segurança e contará com o apoio de centenas de manifestantes, além da ex-presidente Dilma Rousseff.

 

 

(*) Com Ansa

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Outras Notícias

PUBLICIDADE
X

Assine e receba as últimas notícias

Destaques

Publicidade

A XV Semana de Relações Internacionais da PUC-SP se propõe a debater diversos temas de suma importância no mundo global, diverso, construído por múltiplas interseccionalidades e difíceis obstáculos que emergem em tempos nebulosos, incertos e de repressão e transgressão. Assim, o Centro Acadêmico de Relações Internacionais da PUC-SP convida todos a participarem de uma semana repleta de debates, circunscrevendo: a Segurança Pública e Internacional; aos desafios da migração num mundo de muros e fronteiras; aos direitos em oposição com a determinação neoliberal; aos discursos de resistência e política do Sul outrora colonizado; a inserção internacional brasileira pela política externa e comercial; aos desafios da saúde num mundo global e capitalista. Mini-cursos sobre desenvolvimento da África e narrativas alternativas ao desenvolvimento progressivista na América Latina e um workshop com a Professora Dra. Mônica Hirst serão oferecidos
Leia Mais

O melhor da imprensa independente

PUBLICIDADE

A revista virtual
desnorteada

Mais Lidas

Últimas notícias