Aula Pública com Fernando Haddad: como as cidades podem ser mais democráticas?

Ex-prefeito de SP discute o conceito de democracia frente aos desafios contemporâneos nas grandes metrópoles

Esteja sempre bem informado
Receba todos os dias as principais notícias de Opera Mundi

Receba informações de Opera Mundi

Opera Mundi TV

Na Aula Pública, Fernando Haddad discute o conceito de democracia nas grandes metrópoles


Atualmente, uma cidade democrática é uma aquela que garante acesso à terra, no sentido mais amplo da palavra. Ao suscitar o conceito, não pensamos, por exemplo, que construir uma faixa de ônibus é promover o acesso à terra. O que isso significa? A faixa que separa carros e ônibus é uma forma de construir a democracia, pois ela serve para dar ao usuário de transporte público um acesso diferenciado ao território da cidade, que é o seu sistema viário. Outro exemplo: quando você diminui a velocidade das vias, você garante ao pedestre a possibilidade de chegar em segurança ao seu destino. Este também é um processo democrático.


Clique e faça agora uma assinatura solidária de Opera Mundi

Essa é uma das análises de Fernando Haddad, doutor em Filosofia pela USP e prefeito de SP entre 2013 e 2016, ao discutir Como as Cidades Podem Ser Mais Democráticas, na Aula Pública Opera Mundi.

Clique aqui para assistir a todos os episódios da Aula Pública Opera Mundi

Na opinião de Haddad, é necessário uma perspectiva mais abrangente sobre o conceito de democracia para analisar o futuro das grandes metrópoles — como São Paulo.  "As cidades se enfraquecem se não forem democratizadas do ponto de vista material. Em se tratando das grandes metrópoles, é necessário um redesenho de cidade completamente diferenciado. Pensar em plano diretor, reservar terra para população de baixa renda, priorizar o tranporte público em detrimento do transporte individual motorizado, iluminação pública, entre outros", diz. 

Assista ao primeiro bloco da Aula Pública com Fernando Haddad: como as cidades do mundo podem ser mais democráticas?

Assista a todos os episódios da Aula Pública Opera Mundi

Aula Pública com Marco Piva: Qual o legado da luta armada na América Latina?

Aula Pública com Rodolpho Santos: imprensa inventou expressão 'disco voador' durante Guerra Fria

 

No segundo bloco, Fernando Haddad responde perguntas do público, no campus Perdizes da PUC-SP

Quando nos questionamos sobre como os moradores têm acesso aos serviços públicos, quanto tempo um cidadão da periferia demora para chegar ao posto de trabalho, a um centro cultural ou a um parque público etc "ressignificamos o conceito de democracia", explica Haddad.

"A forma de priorizar é ter atenção à dinâmica da cidade do ponto de vista democrático. Não do ponto de vista da democracia formal, mas sim da democracia material. Ninguém pode garantir educação de qualidade a um menino pobre de Guaianases se ele não tiver uma escola perto de casa, acesso à educação infantil perto de casa. O jogo para equilibrar as oportunidades e garantir acesso é uma questão territorial, pois o orçamento, por inércia, se volta todo ao centro expandido. Portanto, o esforço da Prefeitura é abrir espaços para o investimento porque é a única maneira de fazer que o equipamento necessário chegue e aconteça nas franjas da cidade", afirma.

Leia Mais

Outras Notícias

X

Assine e receba as últimas notícias

Receba informações de Opera Mundi

Destaques

Publicidade

Faça uma pós agora!

Faça uma pós agora!

A leitura literária é um fator importante na construção de relações humanas mais justas. Do mesmo modo, a formação de leitores críticos é imprescindível para a constituição de uma sociedade democrática.

Por isso, torna-se cada vez mais urgente a abertura de novos e arejados espaços de interlocução qualificada entre os sujeitos que atuam nesse processo, em diversos contextos sociais.

A proposta do curso é proporcionar, por meio de discussões abrangentes e aprofundadas sobre a formação do leitor literário, uma reflexão ancorada principalmente em três áreas do conhecimento: a teoria literária, a mediação da leitura e a crítica especializada.

Leia Mais

A revista virtual
desnorteada

O melhor da imprensa independente

Mais Lidas

Últimas notícias

Mulheres começam a dirigir na Arábia Saudita

Abertura é reflexo de uma mobilização de quase três décadas em defesa dos direitos das mulheres sauditas; as primeiras campanhas pelo direito a dirigir ocorreram nos anos 1990