Portugal tem melhor crescimento trimestral em 10 anos e PIB registra aumento de 2,8%

Este é o melhor resultado para um trimestre desde o ano de 2007; no último de 2016, a economia portuguesa já havia tido incremento de 2%

Dados divulgados nesta segunda-feira (15/05) pelo INE (Instituto Nacional de Estatísticas) de Portugal mostram que o PIB (Produto Interno Bruto) do país cresceu 2,8% nos três primeiros meses de 2017 em comparação com o mesmo período de 2016. Em comparação com o trimestre anterior, o aumento foi de 1%.


Clique e faça agora uma assinatura solidária de Opera Mundi

Este é o melhor resultado para um trimestre desde o ano de 2007. No último trimestre de 2016, a economia portuguesa já havia tido um incremento de 2%.

O país, governado por uma coalizão de centro-esquerda, estabeleceu uma meta de aumento de 1,8% no PIB neste ano, mas, se o ritmo se mantiver, esse índice deve ser ultrapassado. A Comissão Europeia estimava que, no primeiro trimestre de 2017, Portugal crescesse apenas 0,4%.

Leia também: Sob governo de centro-esquerda, Portugal cresce mais do que o esperado pela União Europeia

Segundo o INE, as exportações puxaram o crescimento português, área em que o país tem superávit (ou seja, exporta mais do que importa).

Irlanda aumenta estimativa e prevê crescimento econômico de 4,3% em 2017

FMI eleva previsão de crescimento da economia mundial em um décimo, para 3,5%

Itália tem 'boom' de empresas abertas por imigrantes nos últimos quatro anos

 

Ann Wuyts / Flickr CC

Lisboa, capital portuguesa; com governo formado por coalizão de centro-esquerda, Portugal viu PIB crescer 2,8% nos três primeiros meses de 2017 em comparação com 2016

O primeiro-ministro António Costa (Partido Socialista) credita o resultado à “combinação equilibrada de políticas” que permitiu ao país ter “o menor déficit e também o maior crescimento dos últimos anos”.

Os dados “confirmam que a prioridade que foi dada à reposição de rendimentos das famílias portuguesas não comprometeu a competitividade, pelo contrário, reforçou a coesão e a confiança, que são indispensáveis ao crescimento”, disse Costa antes de um evento na cidade de Beja. “Aquilo que os dados têm consistentemente vindo a demonstrar desde meados de 2006 é que o ciclo de desaceleração da economia foi invertido e tem tido uma aceleração sustentada.”

Crescimento em 2016

Em 2016, o país cresceu 1,4%, de acordo com dados divulgados em fevereiro pelo INE. Este foi o primeiro ano completo do governo de Costa.

O número superou as expectativas da União Europeia e da própria administração. O bloco trabalhava com um incremento de 1,3%, enquanto o governo e a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) estimavam 1,2%, de acordo com dados do orçamento divulgados em outubro.

Segundo o INE, nesta oportunidade, o aumento do consumo interno no país foi em grande medida responsável pelo crescimento no PIB. Em 2015, o país já havia crescido 1,5%.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Outras Notícias

PUBLICIDADE
X

Assine e receba as últimas notícias

Destaques

Publicidade

A XV Semana de Relações Internacionais da PUC-SP se propõe a debater diversos temas de suma importância no mundo global, diverso, construído por múltiplas interseccionalidades e difíceis obstáculos que emergem em tempos nebulosos, incertos e de repressão e transgressão. Assim, o Centro Acadêmico de Relações Internacionais da PUC-SP convida todos a participarem de uma semana repleta de debates, circunscrevendo: a Segurança Pública e Internacional; aos desafios da migração num mundo de muros e fronteiras; aos direitos em oposição com a determinação neoliberal; aos discursos de resistência e política do Sul outrora colonizado; a inserção internacional brasileira pela política externa e comercial; aos desafios da saúde num mundo global e capitalista. Mini-cursos sobre desenvolvimento da África e narrativas alternativas ao desenvolvimento progressivista na América Latina e um workshop com a Professora Dra. Mônica Hirst serão oferecidos
Leia Mais

O melhor da imprensa independente

PUBLICIDADE

A revista virtual
desnorteada

Mais Lidas

Últimas notícias