Surto de cólera no Iêmen 'ameaça sair de controle', alerta MSF

Supostos casos de contágio passaram de 23,5 mil no dia 19, segundo dados da OMS; cólera se estendeu recentemente a 18 das 22 províncias do Iêmen e já causou 315 mortes

A organização Médicos Sem Fronteiras (MSF) alertou nesta segunda-feira (22/05) que o surto de cólera no Iêmen pode se tornar "incontrolável", já que os casos de pessoas que podem ter contraído a doença aumentaram mais do que o dobro nos últimos dias.


Clique e faça agora uma assinatura solidária de Opera Mundi

Em um comunicado, a MSF destacou que os supostos contágios chegaram a 11 mil em 14 de maio, e subiu para mais de 23,5 mil no dia 19 deste mesmo mês, segundo as cifras contabilizadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Além disso, a doença se estendeu recentemente a 18 das 22 províncias do Iêmen, segundo o Ministério de Saúde e População do país árabe.

"A rápida propagação do surto de cólera é extremadamente alarmante", disse Ghassan Abou Chaar, coordenador geral da MSF no Iêmen.

"Para ter o surto sob controle não bastará simplesmente tratar àqueles que comparecem aos centros médicos, também necessitamos nos dirigirmos à fonte da doença melhorando o manejo da água e saneamento e trabalhando com as comunidades para evitar novos casos", acrescentou.

Agência Efe

Pessoas com cólera são tratadas em hospital em Sanaa, capital do Iêmen; mais 315 morreram e há 23,5 mil casos da doença registrados no país

Irã impõe sanções contra 15 empresas dos Estados Unidos por apoio a Israel em 'crimes na Palestina ocupada'

Grupo Médicos sem Fronteiras lança guia de fontes em ajuda humanitária

Israel aprova proposta para eliminar árabe como idioma oficial e estabelecer Estado judeu

 

A nota detalhou que as equipes do MSF trataram 3.092 pacientes em quatro centros e nove unidades de tratamento de cólera nas províncias de Amran, Hadramaute, Hajjah, Ad Dali, Taiz e Ibb.

A organização espera receber mais de 63 toneladas de provisões que chegarão ao Iêmen nos próximos dias para fazer frente à situação de emergência.

A OMS também alertou que "o cólera se expande de uma forma sem precedentes" e já causou 315 mortes.

O pico da epidemia coincide com a temporada de chuvas, com o agravamento da situação econômica e o colapso do sistema sanitário, que se deterioraram notavelmente devido ao conflito armado no país.

Agência Efe

População se abastece com água segura para consumo em Sanaa, capital do Iêmen; 'necessitamos nos dirigirmos à fonte da doença melhorando o manejo da água e saneamento', diz MSF

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Outras Notícias

PUBLICIDADE
X

Assine e receba as últimas notícias

Destaques

Publicidade

Promoção 100 livros para os 100 anos da Revolução

Promoção 100 livros para os 100 anos da Revolução

Inspirada pela Revolução Russa, a Alameda Casa Editorial fez uma seleção de 100 livros com desconto de 20% e frete grátis. São livros que tratam da sociedade capitalista, do mercado de trabalho, do racismo, do pensamento marxista, das grandes depressões econômicas, enfim: do pensamento social que, direta ou indiretamente, foi influenciado pela revolução dos trabalhadores de 1917. Aproveite.

Leia Mais

O melhor da imprensa independente

PUBLICIDADE

A revista virtual
desnorteada

Mais Lidas

Últimas notícias