Cuba deu início a processo para eleger sucessor de Raul Castro

É a primeira vez que o país enfrenta uma eleição após a morte de Fidel

Esteja sempre bem informado
Receba todos os dias as principais notícias de Opera Mundi

Receba informações de Opera Mundi

Desde segunda-feira (04/09) o povo cubano tem se reunido em assembleias dando início ao processo eleitoral do país que deve culminar com a eleição do novo presidente de Cuba.


Clique e faça agora uma assinatura solidária de Opera Mundi

O sistema do Poder Popular em Cuba é constituído pela Assembleia Nacional, as Assembleias Provinciais, as Assembleias Municipais, o Conselho Popular e a Circunscrição Eleitoral, que é o degrau básico de todo o sistema. Nenhum desses órgãos está subordinado a outro formalmente. Além disso, o voto em Cuba é secreto e exercido de maneira voluntária e quem não o fizer não pode ser punido e os mandatos são revogáveis.

O Partido Comunista Cubano (PCC) não apresenta candidaturas e nem intervém no processo eleitoral.

 

Cuba denuncia 'operação' mundial contra Venezuela e repudia sanções a Maduro

Morre em Cuba Sigmund Sobolewski, o 'prisioneiro 88' de Auschwitz

Cuba nega ataque a diplomatas dos EUA e oferece ajuda em investigação

 

Agência Efe

Processo terminará em fevereiro com a escolha do novo presidengte cubano

Nesta primeira etapa, a população cubana indica as pessoas que serão candidatas a vereadoras. Este processo de indicação vai até o dia 30 de setembro e no dia 22 de outubro os cubanos maiores de 16 anos, incluindo militares votarão em quem conformará as assembleias e governos municipais do país.  Estas duas instâncias indicarão 50% das candidaturas da Assembleia Nacional, instância que elege o presidente do país.

Em pronunciamento, Esteban Lazo Hernández, presidente da Assembleia Nacional, salientou que essa primeira etapa do processo eleitoral serve para “propor e nomear ali cubanos e cubanas patriotas, responsáveis, capazes e sensibilizados com os problemas das pessoas; os quais terão a missão de levar adiante o aperfeiçoamento do Poder Popular no caminho rumo ao futuro escolhido por nosso povo”

Os eleitos não receberão nenhuma remuneração pelo mandato e continuam a exercer suas profissões e o único salário que recebem é esse.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Outras Notícias

PUBLICIDADE
X

Assine e receba as últimas notícias

Receba informações de Opera Mundi

Destaques

O melhor da imprensa independente

PUBLICIDADE

A revista virtual
desnorteada

Mais Lidas

Últimas notícias

'Fatos alternativos' é a 'despalavra' de 2017

Termo estimula substituição de argumentos factuais por afirmações não comprovadas para manipular debate público, diz júri; iniciativa quer chamar atenção para palavras que ferem dignidade humana ou democracia

 

Sob a fumaça, a dependência

Não são apenas os fumantes que estão atrelados a um hábito do qual é difícil se livrar; o Brasil, líder global na exportação de tabaco, oculta sob os dados econômicos um quadro social de efeitos devastadores

 

Cientistas descobrem o que dizimou astecas

Após cinco séculos de mistério, equipe internacional de pesquisadores detecta bactéria, levada por europeus, que teria sido responsável pela morte de 15 milhões de pessoas em apenas cinco anos