Aula Pública Opera Mundi: como seria a construção de Brasília se outro projeto tivesse vencido?

Autora do livro (IM) Possíveis Brasílias, arquiteta Aline Costa Braga discute diferentes perspectivas para a construção da capital federal

Opera Mundi TV

Na Aula Pública, Aline Costa Braga apresenta pesquisa sobre os projetos que concorreram ao concurso para a construção de Brasília


O que é uma cidade com qualidade de vida? Na ocasião da construção de Brasília, os arquitetos buscavam responder essa questão para desenvolver o projeto que ergueu a capital federal. Havia um desafio enorme a ser vencido: desenhar uma cidade a partir do zero. Ou seja, desenvolver um plano em que o papel e a arquitetura antecediam as pessoas. O local era um vazio territorial que, apenas num segundo momento, passou a ser habitada.  

Mas como seria Brasília se outro projeto tivesse vencido o concurso que definiu as diretrizes para a construção da cidade?

Essa é a questão que Aline Costa Braga, arquiteta e mestre em História da Arte pela Unicamp, busca responder ao discutir os Projetos para a Construção de Brasília, na Aula Pública Opera Mundi.

Aline é autora do livro '(IM)Possívei Brasília' (Alameda, R$69), que discute os diferentes projetos apresentados para a construção da cidade, dentro de um contexto mais amplo dos debates internacionais sobre o que um projeto arquitetônico deveria ser.

Assista ao primeiro bloco da Aula Pública com Aline Costa Braga: como seria Brasília se outro projeto tivesse vencido o concurso?


 

Cidade italiana inicia obra para 'contextualizar' painel que enaltece Mussolini

Temer diz que gravação é 'fraudulenta' e ataca Joesley: 'falastrão' que cometeu 'crime perfeito'

Aprovado, projeto de lei quer mostrar imagens de fetos a vítimas de estupro que buscam aborto legal no DF

 

No segundo bloco, Aline Costa Braga responde perguntas do público da Universidade Anhembi Morumbi



 

 

Leia Mais

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Outras Notícias

PUBLICIDADE
X

Assine e receba as últimas notícias

Destaques

Publicidade

Promoção 100 livros para os 100 anos da Revolução

Promoção 100 livros para os 100 anos da Revolução

Inspirada pela Revolução Russa, a Alameda Casa Editorial fez uma seleção de 100 livros com desconto de 20% e frete grátis. São livros que tratam da sociedade capitalista, do mercado de trabalho, do racismo, do pensamento marxista, das grandes depressões econômicas, enfim: do pensamento social que, direta ou indiretamente, foi influenciado pela revolução dos trabalhadores de 1917. Aproveite.

Leia Mais

O melhor da imprensa independente

PUBLICIDADE

A revista virtual
desnorteada

Mais Lidas

Últimas notícias

China mantém crescimento acima da meta anual

Expansão de 6,8% da segunda maior economia do mundo no terceiro trimestre fica ligeiramente abaixo da alta no restante do ano; presidente afirma que perspectivas são "brilhantes", mas que país enfrenta "sérios desafios"