Em carta, vencedores do Nobel dizem a Temer que cortes em ciência colocam 'futuro do Brasil em sério risco'

Cientistas expressaram 'forte preocupação com a situação da ciência e tecnologia' no Brasil; orçamento da área foi reduzido em 44% este ano e deve sofrer novos cortes para 2018

Vinte e três vencedores do Prêmio Nobel enviaram na ultima quinta (28/09) uma carta ao presidente Michel Temer sinalizando preocupação com os cortes na área de ciência e tecnologia e pedindo para que o presidente reveja sua decisão “antes que seja tarde demais”. O Palácio do Planalto ainda não se posicionou sobre o assunto.


Clique e faça agora uma assinatura solidária de Opera Mundi

Entre os vencedores do Prêmio que assinaram a carta, estão Claude Cohen, Nobel de física em 1997; Dan Schechtmann, Nobel de química em 2011; Tim Hunt, Nobel de medicina em 2001, entre outros.

A carta lembra que, em 2017, a redução orçamentária do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) foi de 44%. A previsão para o ano que vem é de que haja ainda uma nova redução de 15,5%, o que irá impactar diretamente no financiamento às pesquisas.

“Embora em outros países as crises econômicas tenham levado em alguns momentos a cortes no orçamento da ordem de 5% a 10%, cortes em um nível acima de 50% são impossíveis de serem acomodados, e vão colocar em sério risco o futuro do país”, diz a carta, ao mencionar a porcentagem de diminuição de repasses. “Sabemos que a situação econômica do Brasil é muito difícil, mas urgimos que reconsidere sua decisão antes que seja tarde demais.”

Agência Efe

Temer recebeu carta de premiados com o Nobel alertando sobre cortes em ciência e tecnologia

Atirador dispara contra público de show em Las Vegas e deixa mortos e feridos

Referendo teve 2,2 milhões de votos com 90% pró-independência, diz Catalunha

EUA estão em 'contato direto' com Coreia do Norte, diz Tillerson

 

Segundo os cientistas, o corte “vai prejudicar o país por muitos anos, com o desmantelamento de grupos de pesquisa de renome internacional e uma fuga de cérebros que afeta os melhores cientistas jovens”.

O orçamento do MCTIC este ano é de R$ 3,2 bilhões, um terço do valor de 2013. A proposta do governo prevê que no ano que vem esse valor caia ainda mais, chegando a R$ 2,7 bilhões.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Outras Notícias

PUBLICIDADE
X

Assine e receba as últimas notícias

Receba informações de Opera

Destaques

Publicidade

Democracia

Democracia

A construção e a defesa da democracia envolve muitas áreas: feminismo, educação, história. Conheça alguns títulos da Alameda Casa Editorial sobre o tema.

Leia Mais

O melhor da imprensa independente

PUBLICIDADE

A revista virtual
desnorteada

Mais Lidas

Últimas notícias