Cientistas descobrem 'vazio' misterioso em pirâmide no Egito

Local ficou escondido por cerca de 4,5 mil anos; para pesquisadores, nova descoberta é 'emocionante'

Um grupo de cientistas descobriu nesta quinta-feira (2) uma enorme "cavidade" no interior da pirâmide de Queóps, no Egito.


Clique e faça agora uma assinatura solidária de Opera Mundi

Os cientistas do projeto "Scan Pyramids" usaram uma técnica não invasiva que permite observar através das estruturas da pirâmide para descobrir possíveis espaços internos desconhecidos.

A cavidade descoberta foi chamada de 'grande vazio' e, de acordo com os cientistas, tem por volta de 30 metros de comprimento e é muito similar a grande galeria, a maior sala da pirâmide até hoje conhecida.

Foto: Ana Paula Hirama/Flickr

Local ficou escondido por cerca de 4,5 mil anos

Israel fecha fronteira com Egito após atentados em igrejas e reforça segurança para Páscoa judaica

Arábia Saudita, Bahrein, Líbia, Iêmen, Egito e Emirados Árabes Unidos cortam relações com Catar

Crise diplomática leva Qatar Airways a desviar voos para evitar sobrevoar Arábia Saudita

 

Um dos integrantes do grupo de cientistas, o japonês Kunihiro Morishima, comentou que é uma descoberta "emocionante", já que essa grande estrutura "nunca foi tocada desde a construção da pirâmide".

Já o pesquisador Mehdi Tayoubi, explicou que a descoberta é "impressionante" e que "não era prevista por nenhum tipo de teoria estabelecida até agora".

Os pesquisadores não sabem se tem alguma coisa dentro do "grande vazio", mas já estão estudando alguma possibilidade de explorar esse espaço sem usar nenhum recurso destrutivo.

Localizada no complexo de Gizé, próximo a Cairo, a pirâmide de Queóps possui 139 metros de altura e 230 de largura. O monumento está perto da Grande Esfinge e das pirâmides de Quéfren e Miquerinos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Outras Notícias

PUBLICIDADE
X

Assine e receba as últimas notícias

Destaques

Publicidade

Promoção 100 livros para os 100 anos da Revolução

Promoção 100 livros para os 100 anos da Revolução

Inspirada pela Revolução Russa, a Alameda Casa Editorial fez uma seleção de 100 livros com desconto de 20% e frete grátis. São livros que tratam da sociedade capitalista, do mercado de trabalho, do racismo, do pensamento marxista, das grandes depressões econômicas, enfim: do pensamento social que, direta ou indiretamente, foi influenciado pela revolução dos trabalhadores de 1917. Aproveite.

Leia Mais

O melhor da imprensa independente

PUBLICIDADE

A revista virtual
desnorteada

Mais Lidas

Últimas notícias

Mugabe reaparece em público após intervenção militar

Oficialmente em prisão domiciliar, presidente do Zimbábue é visto em público pela primeira vez desde que Forças Armadas assumiram o controle do país; sua saída do poder, após quase quatro décadas, ainda é incerta.