Partido conservador troca primeiro-ministro na Polônia

Deutsche Welle
Popular política Beata Szydlo dá lugar ao ministro das Finanças, Mateusz Morawiecki. Analistas veem manobra do presidente do PiS e verdadeiro detentor do poder no país, Jaroslaw Kaczynski

Esteja sempre bem informado
Receba todos os dias as principais notícias de Opera Mundi

Receba informações de Opera Mundi

A primeira-ministra da Polônia, Beata Szydlo, renunciou nesta quinta-feira (07/12) ao cargo, abrindo caminho para que o atual ministro das Finanças e Desenvolvimento, Mateusz Morawiecki, assuma a chefia do Executivo.


Clique e faça agora uma assinatura solidária de Opera Mundi

Poucas horas antes, a política do partido Lei e Justiça (PiS) havia superado sem problemas uma moção de desconfiança do Parlamento. Ela tem alta popularidade, e a economia do país passa por uma prolongada fase de crescimento.

Analistas afirmam que a mudança é uma manobra do presidente do PiS, Jaroslaw Kaczynski, para preparar o partido para uma série de eleições nos próximos anos. Haverá eleições regionais em 2018, parlamentares em 2019 e presidenciais em 2020.

Já críticos afirmam que, com a mudança, o PiS tenta desviar a atenção de uma importante votação no Parlamento, marcada para esta sexta-feira. Se aprovada, a mudança na legislação dará ao partido significativo poder sobre o Judiciário.

Flickr CC

Popular política Beata Szydlo dá lugar ao ministro das Finanças, Mateusz Morawiecki

Presidente polonês veta reformas do Judiciário

Aumento da xenofobia e do neofascismo na Polônia coloca em risco permanência do país na UE

Partido conservador troca primeiro-ministro na Polônia

 

Morawiecki, de 49 anos, é considerado a pessoa de confiança de Kaczynski, na prática o "homem forte" da Polônia. O PiS comunicou que Szydlo terá um papel importante no governo de Morawiecki. "As pessoas mudam, mas não o nosso programa", disse um porta-voz.

Informações extra-oficiais indicam que Szydlo será a vice de Morawiecki. Segundo a agência de notícias polonesa PAP, o Parlamento expressará sua confiança a Morawiecki na próxima terça-feira. Ela deverá manter todo o atual gabinete de governo.

Morawiecki foi diretor de um dos principais bancos da Polônia, o BZWBK, que foi adquirido pelo grupo espanhol Santander em 2011, antes de se tornar ministro com a vitória do PiS nas eleições de outubro de 2015.

A presidente do partido liberal opositor Nowoczesna, Katarzyna Lubnauer, disse que tanto faz se o primeiro-ministro for Morawiecki ou Szydlo, pois "as decisões são tomadas por Kaczynski".

O PiS, o primeiro partido a vencer as eleições gerais por maioria absoluta na história moderna da Polônia, impulsionou uma série de iniciativas legais polêmicas nos últimos dois anos, como as reformas dos meios de comunicação ou do sistema judiciário, além de posicionar contra o acolhimento de solicitantes de refúgio dentro do mecanismo de redistribuição da União Europeia.

AS/dpa/efe/ap/rtr

Outras Notícias

X

Assine e receba as últimas notícias

Receba informações de Opera Mundi

Destaques

Publicidade

Faça uma pós agora!

Faça uma pós agora!

A leitura literária é um fator importante na construção de relações humanas mais justas. Do mesmo modo, a formação de leitores críticos é imprescindível para a constituição de uma sociedade democrática.

Por isso, torna-se cada vez mais urgente a abertura de novos e arejados espaços de interlocução qualificada entre os sujeitos que atuam nesse processo, em diversos contextos sociais.

A proposta do curso é proporcionar, por meio de discussões abrangentes e aprofundadas sobre a formação do leitor literário, uma reflexão ancorada principalmente em três áreas do conhecimento: a teoria literária, a mediação da leitura e a crítica especializada.

Leia Mais

A revista virtual
desnorteada

O melhor da imprensa independente

Mais Lidas

Últimas notícias

Mulheres começam a dirigir na Arábia Saudita

Abertura é reflexo de uma mobilização de quase três décadas em defesa dos direitos das mulheres sauditas; as primeiras campanhas pelo direito a dirigir ocorreram nos anos 1990