Integrante da FARC é assassinado na Colômbia

John Jairo Ortiz Betancur foi morto no município de Ituango; em comunicado, organização diz que 'é o quarto militante assassinado no município' no segundo semestre de 2017

Esteja sempre bem informado
Receba todos os dias as principais notícias de Opera Mundi

Receba informações de Opera Mundi

A Força Alternativa Revolucionária do Comum (FARC) denunciou o assassinato de mais um integrante do grupo. John Jairo Ortiz Betancur foi morto nesta quarta-feira (13/12) no município de Ituango (departamento de Antioquia), na Colômbia.


Clique e faça agora uma assinatura solidária de Opera Mundi

Em comunicado oficial publicado no Twitter, a organização afirma que "esse é o quarto militante assassinado no município, durante esse segundo semestre". A nota ainda aponta para o fato de Betancur ter "recebido indulto" após a assinatura do acordo de paz entre a ex-guerrilha e o governo colombiano. 

O grupo, hoje partido político, também cobrou um posicionamento do poder público: "chamamos todas as autoridades municipais e nacionais a esclarecer o ocorrido e conceder proteção a todos os nossos militantes e comunidades".

Reprodução Facebook/Farc

John Jairo Ortiz Betancur foi morto no município de Ituango

Produção industrial na Itália volta a subir em outubro

Luta de classes na era do Uber

Censura a organizações sociais na OMC é 'fato inédito e muito grave'

 

A nota ainda se dirige à "comunidade internacional a estar atenta a sistematização com que se apresentam os fatos" e ressalta o "compromisso por uma Colômbia em que as diferenças não estejam mediadas pelas armas e pela morte".

Hoje, o acordo de paz firmado entre a ex-guerrilha e o governo prevê anistia judicial a todos os integrantes do grupo. Após entregar todas as suas armas, as FARC se tornaram um partido político e iniciaram um processo de reintegração de seus integrantes à vida legal.

Reprodução Twitter

 

Outras Notícias

X

Assine e receba as últimas notícias

Receba informações de Opera Mundi

Destaques

Publicidade

Faça uma pós agora!

Faça uma pós agora!

A leitura literária é um fator importante na construção de relações humanas mais justas. Do mesmo modo, a formação de leitores críticos é imprescindível para a constituição de uma sociedade democrática.

Por isso, torna-se cada vez mais urgente a abertura de novos e arejados espaços de interlocução qualificada entre os sujeitos que atuam nesse processo, em diversos contextos sociais.

A proposta do curso é proporcionar, por meio de discussões abrangentes e aprofundadas sobre a formação do leitor literário, uma reflexão ancorada principalmente em três áreas do conhecimento: a teoria literária, a mediação da leitura e a crítica especializada.

Leia Mais

A revista virtual
desnorteada

O melhor da imprensa independente

Mais Lidas

Últimas notícias

Os supersalários das Forças Armadas

Nossa reportagem levantou todos os salários de militares e encontrou centenas acima do teto, indenizações de mais de R$ 100 mil e valores milionários pagos no exterior