Conselho de Estado de Cuba marca para 11 de março eleições para Assembleia Nacional

Deputados eleitos serão responsáveis por escolher sucessor do presidente Raúl Castro, que encerra último mandato neste ano

Esteja sempre bem informado
Receba todos os dias as principais notícias de Opera Mundi

Receba informações de Opera Mundi

O Conselho de Estado de Cuba anunciou no fim da noite desta sexta (05/01), sábado (06/01) no Brasil, que as eleições para eleger os membros da Assembleia Nacional – responsáveis por escolher o novo presidente do país em abril – irão acontecer no dia 11 de março, um domingo. A informação é do jornal Granma.


Clique e faça agora uma assinatura solidária de Opera Mundi

A posse do novo Parlamento está marcada para o dia 19 de abril, oportunidade em que os deputados irão escolher o sucessor do presidente Raúl Castro, que completa dez anos no cargo (dois mandatos de cinco anos) em 2018 e não pode se reeleger.

Tradicionalmente, a escolha do novo presidente pelos deputados ocorre em fevereiro, mas, por conta dos danos causados pelo furacão Irma na ilha, os mandatos dos atuais parlamentares foram estendidos em dois meses.

A Assembleia Nacional do Poder Popular é o órgão Legislativo do país e é composta por 612 deputados. Além do presidente, os parlamentares também vão eleger os outros 30 membros do Conselho de Estado.

Ex-presidente Sebastián Piñera vence segundo turno e volta ao cargo no Chile

Alejandro Guillier reconhece derrota no segundo turno do Chile

Assembleia cubana estende mandatos por dois meses

 

Wikimedia Commons

Capitólio de Cuba, onde Assembleia se reúne; eleição de novos deputados será em 11 de março

Entre as atribuições da Assembleia Nacional, além da eleição do Conselho de Estado, estão a aprovação de reformas na Constituição, de leis, decretos, do orçamento anual e de outros planos de desenvolvimento econômico e social da ilha.

O Conselho de Estado também definiu que, no mesmo dia 11 de março, os cubanos irão escolher os delegados das assembleias provinciais.

(*) Com teleSUR

Outras Notícias

X

Assine e receba as últimas notícias

Receba informações de Opera Mundi

Destaques

Publicidade

Faça uma pós agora!

Faça uma pós agora!

A leitura literária é um fator importante na construção de relações humanas mais justas. Do mesmo modo, a formação de leitores críticos é imprescindível para a constituição de uma sociedade democrática.

Por isso, torna-se cada vez mais urgente a abertura de novos e arejados espaços de interlocução qualificada entre os sujeitos que atuam nesse processo, em diversos contextos sociais.

A proposta do curso é proporcionar, por meio de discussões abrangentes e aprofundadas sobre a formação do leitor literário, uma reflexão ancorada principalmente em três áreas do conhecimento: a teoria literária, a mediação da leitura e a crítica especializada.

Leia Mais

A revista virtual
desnorteada

O melhor da imprensa independente

Mais Lidas

Últimas notícias

Os supersalários das Forças Armadas

Nossa reportagem levantou todos os salários de militares e encontrou centenas acima do teto, indenizações de mais de R$ 100 mil e valores milionários pagos no exterior