Manifestações em memória de Marielle Franco são convocadas em várias capitais do mundo

Washington D.C., Nova York, Paris, Buenos Aires e Santiago são algumas das cidades onde foram convocados atos pela vereadora assassinada; São Paulo e Rio de Janeiro tem manifestações marcadas para essa quinta-feira

Esteja sempre bem informado
Receba todos os dias as principais notícias de Opera Mundi

Receba informações de Opera Mundi

Partidos políticos e movimentos sociais convocaram uma série de manifestações pelo Brasil e pelo mundo nesta quinta-feira (15/03) em memória da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco (PSOL) assassinada a tiros na noite de quarta-feira (14/03).


Clique e faça agora uma assinatura solidária de Opera Mundi

Na Argentina, na cidade de Buenos Aires, será organizada uma vigília pelo assassinato da vereadora de 38 anos. O ato acontece nesta quinta-feira, a partir das 18h, na Praça da República, em frente ao Obelisco. Também foi convocado em Santiago, capital do Chile, um ato em homenagem e solidariedade à brasileira, que será realizado hoje às 20h30, em frente à embaixada do Brasil no país.

Outros quatro atos em memória de Marielle foram convocados por movimentos sociais ao redor do mundo. Em Nova York, nos EUA, duas manifestações acontecerão no Union Square Park, no centro de Manhattan, uma nesta quinta feira às 21h (18h no horário de Brasília) e outra nesta sexta-feira (16/03) às 18h (15h no horário de Brasília).

Reprodução

São Paulo e Rio de Janeiro tem manifestações marcadas para essa quinta-feira

Unidade: o jornal dos jornalistas, pela democracia

Um dramático Fórum Social Mundial em Salvador

ONU pede 'rigor' em investigação do assassinato da vereadora Marielle Franco

 

Na capital norte-americana, um ato em memória de Marielle e contra a intervenção federal no Rio de Janeiro foi convocado para sexta-feira (16/03) às 18h (15h no horário de Brasília), na Lafayette Square, região central de Washington.

Europa

O caso também teve repercussão no continente europeu, levando representantes do Grupo da Esquerda Unitária Europeia e da Esquerda Nórdica Verde a prestarem um tributo à vereadora nesta quinta-feira no Parlamento Europeu.

“Triste notícia de hoje sobre o assassinato da ativista brasileira, política e defensora dos direitos humanos Marielle Franco”, declarou o grupo que possui 51 parlamentares na Casa.

Em Paris, um cortejo em protesto ao assassinato da vereadora carioca será organizado neste sábado (17/03) às 10h (06h no horário de Brasília) na Place de l’Opéra, no centro da capital francesa.

Também foi marcada uma manifestação na Irlanda nesta sexta-feira (16/03) em frente à embaixada do Brasil em Dublin. O ato irá ocorrer às 13h (10h no horário de Brasília).

Em Portugal, foram convocados dois atos em reação ao caso de Marielle. A manifestação “Marielle Franco Presente” acontecerá ainda hoje às 18h (15h no horário de Brasília) na Praça de Luís e Camões, em Lisboa. Já a “Vigília pela Feminista Marielle Franco” foi programada para a próxima segunda-feira (19/03) a partir das 18h (15h no horário de Brasília) na Praça da Figueira, também na Capital do país.

Brasil

Na capital carioca, uma marcha está marcada para às 17h e partirá da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), seguindo para a Cinelândia, no centro da cidade. Na cidade de São Paulo está marcado um ato contra o genocídio negro, em memória de Marielle, também às 17h no vão livre do MASP, na Av. Paulista.

Outras Notícias

X

Assine e receba as últimas notícias

Receba informações de Opera Mundi

Destaques

Publicidade

Faça uma pós agora!

Faça uma pós agora!

A leitura literária é um fator importante na construção de relações humanas mais justas. Do mesmo modo, a formação de leitores críticos é imprescindível para a constituição de uma sociedade democrática.

Por isso, torna-se cada vez mais urgente a abertura de novos e arejados espaços de interlocução qualificada entre os sujeitos que atuam nesse processo, em diversos contextos sociais.

A proposta do curso é proporcionar, por meio de discussões abrangentes e aprofundadas sobre a formação do leitor literário, uma reflexão ancorada principalmente em três áreas do conhecimento: a teoria literária, a mediação da leitura e a crítica especializada.

Leia Mais

A revista virtual
desnorteada

O melhor da imprensa independente

Mais Lidas

Últimas notícias

Justiça da UE condena Alemanha por poluição da água

Tribunal de Justiça da União Europeia considera que Berlim não fez o suficiente para deter contaminação de águas subterrâneas por nitrato; índices continuam altos apesar de leis mais severas para fertilizantes agrícolas