Astrônomos descobrem galáxia sem matéria escura

Pesquisadores norte-americanos destacaram caráter incomum da descoberta; 'encontrar uma galáxia sem matéria escura é algo inesperado para nós', afirmou cientista

Esteja sempre bem informado
Receba todos os dias as principais notícias de Opera Mundi

Receba informações de Opera Mundi

Toda galáxia possui matéria escura. Ao menos era o que se pensava antes de o telescópico Hubble ter descoberto, na constelação de Cetus, a galáxia NGC1052-DF2 que praticamente não contém matéria escura, segundo afirmaram cientistas norte-americanos em um artigo publicado na revista Nature.


Clique e faça agora uma assinatura solidária de Opera Mundi

Ao realizar os cálculos, os pesquisadores determinaram nesta quarta-feira (28/03) a massa da matéria escura da NGC1052-DF2, que possui cerca de um centésimo da quantidade estimada. Isso lhes permitiu chegar à conclusão que se trata de uma galáxia única.

"Encontrar uma galáxia sem matéria escura é algo inesperado para nós. Ao longo de décadas pensávamos que as galáxias começam sua vida como acumulações de matéria escura, onde nascem estrelas e se formam braços similares às espirais da Via Láctea. A NGC1052-DF2 põe em dúvida todas essas ideias", afirmou Pieter van Dokkum, pesquisador da Universidade de Yale (EUA).

Reprodução

'Encontrar uma galáxia sem matéria escura é algo inesperado para nós', afirmou cientista

Entre amor e guerra: pesquisa sugere relacionamento entre neandertais e Homo sapiens no passado

Pesquisadores russos desenvolvem pesquisa que deve ajudar a baratear painéis de energia solar

Cientistas detectam sinais da origem das estrelas

 

A matéria escura não emite radiação eletromagnética e permanece imune à observação direta. Os astrofísicos até agora só observaram os efeitos gravitacionais da matéria escura em objetos espaciais como galáxias e aglomerados de galáxias. Observações indiretas incluem a busca por excesso de emissões de raios gama, que podem ser o produto da decomposição de partículas massivas com interação fraca (WIMP). As WIMPs teóricas são consideradas o principal componente da matéria escura.

Cientistas calcularam que a matéria visível é responsável somente por 4,9% da distribuição de energia do universo, com a matéria escura representando 26,8%.

*Com Sputnik

Outras Notícias

X

Assine e receba as últimas notícias

Receba informações de Opera Mundi

Destaques

Publicidade

A música nos livros

A música nos livros

Música clássica, música popular, música engajada, música e política, música num romance policial. Se você gosta de música, não pode deixar de conhecer esses 20 títulos da editora Alameda. Clique aqui e confira. O frete é grátis.

Leia Mais

A revista virtual
desnorteada

O melhor da imprensa independente

Mais Lidas

Últimas notícias