Parlamentares ingleses dizem que 'destino de Lula é o mesmo da democracia brasileira'

Em carta, membros do parlamentos inglês, ativistas de direitos humanos e sindicalistas protestam contra prisão de Lula

Esteja sempre bem informado
Receba todos os dias as principais notícias de Opera Mundi

Receba informações de Opera Mundi

Uma carta assinada por inúmeros parlamentares ingleses, intelectuais e ativistas de direitos humanos no jornal inglês The Guardian protestou contra a ameaça de prisão a Luiz Inácio Lula da Silva, afirmando que “o destino de Lula é exatamente o mesmo da democracia brasileira”.


Clique e faça agora uma assinatura solidária de Opera Mundi

O documento também ressalta que, desde o golpe que vitimou a presidenta Dilma Rousseff, o ex-presidente foi “sujeitado a uma campanha coordenada contra ele, na qual seus direitos humanos mais básicos foram violados. Por conta disso, Lula foi sujeitado a perseguição judicial e uma condenação política”. “Nós acreditamos que o povo brasileiro deve poder decidir sobre seu futuro”, conclui a carta, que é assinada por quatro deputados, dois senadores e diversos sindicalistas, advogados, professores universitários e ativistas dos direitos humanos.

Ameaça da direita

O diário também trouxe a análise do jornalista Richard Bourne, responsável pela biografia de Lula em língua inglesa [Lula do Brasil: A História Até Agora, em tradução livre], sobre a prisão de Lula. Ele espera que esse episódio possa fazer a esquerda brasileira acordar.

Ricardo Stuckert

Em carta, membros do parlamentos inglês, ativistas de direitos humanos e sindicalistas protestam contra prisão de Lula

Para Dilma, pedido de prisão de Lula é 'prenúncio' de que há quem não queira eleição em 2018; leia entrevista

Argentina: Avós da Praça de Maio repudiam pedido de prisão de Lula

STJ nega habeas corpus a ex-presidente Lula

 

“Ao escrever sua biografia , pude entrar em contato com seus feitos, desde seu papel na luta para derrubar a ditadura militar, até suas políticas que tiveram enorme sucesso em conseguir diminuir a desigualdade no país, assim como seu papel em promover o país em nível global”, afirmou.

Bourne, que se preocupa com o ascenso da direita no Brasil, afirmou esperar que os partidos de esquerda consigam retomar o idealismo e lutar contra aqueles que tentam derrubar Lula com um novo projeto de justiça social.

Outras Notícias

X

Assine e receba as últimas notícias

Receba informações de Opera Mundi

Destaques

Publicidade

Escravidão e Liberdade

Escravidão e Liberdade

A editora Alameda traz uma seleção especial de livros escravidão, abolição do trabalho escravo e sobre cultura negra. Conheça o trabalho de pesquisadores que se dedicaram profundamente a esses temas, centrais para o debate da questão racial e da história do Brasil. 

Leia Mais

A revista virtual
desnorteada

O melhor da imprensa independente

Mais Lidas

Últimas notícias

Análise de dentes desbanca de vez mito sobre Hitler

Análise de arcada dentária achada pelos russos em Berlim acaba de vez com a teoria conspiratória de que ditador nazista sobreviveu, uma lenda que diz muito sobre a propaganda soviética e a crueldade do pós-guerra