Líderes mundiais parabenizam Miguel Díaz-Canel

Novo presidente de Cuba completa 58 anos no dia 20 de abril e já ocupou diversos cargos na direção do país; líderes felicitaram sua vitória e desejaram sorte ao mandatário

Esteja sempre bem informado
Receba todos os dias as principais notícias de Opera Mundi

Receba informações de Opera Mundi

Líderes e organizações de várias nações parabenizaram Miguel Díaz-Canel, eleito nesta quinta-feira (19/04) como novo presidente de Cuba.


Clique e faça agora uma assinatura solidária de Opera Mundi

Pouco depois da decisão, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, expressou sua “profunda admiração e emotivo reconhecimento ao general do Exército, Raúl Castro, pela integra condução de seu povo nos últimos anos, consolidando a independência, o progresso e o projeto socialista”.

Maduro parabenizou Cuba pelo que chamou de um "desenvolvimento impecável, democrático e participativo na nomeação de suas autoridades legislativas e executivas”.

“O presidente Díaz-Canel e Cuba contam com o apoio irrestrito do presidente Maduro e da Revolução Bolivariana ara enfrentar os desafios e batalhas pela justiça social e o desenvolvimento humano neste confuso mundo, nos anos e meses que estão por vir”, afirmou um comunicado da chancelaria do país sul-americano.

O presidente da China, Xi Jinping, também se pronunciou sobre a escolha de Díaz-Canel. O mandatário reafirmou a amizade entre os dois países expressou o desejo de aprofundar os laços com a nova direção da ilha. 

Foto: Irene Pérez/CubaDebate

Díaz-Canel completa 58 anos no dia 20 de abril e já ocupou diversos cargos na direção do país; líderes felicitaram sua vitória e desejaram sorte ao novo mandatário

A trajetória de Miguel Díaz-Canel, novo presidente de Cuba, em fotos

Mais da metade da Assembleia cubana é formada por mulheres; negros representam 40% do total

Conheça todos os presidentes de Cuba após a Revolução

 

Xi destacou o compromisso da China em trabalhar com Díaz-Canel para ampliar a cooperação e conquistar futuras realizações que contribuam com a maior relação entre os Estados.

O presidente da Bolívia, Evo Morales, publicou em seu Twitter uma foto ao lado de Díaz-Canel. “Saudamos o companheiro Miguel Mario Díaz-Canel Bermúdez, eleito democraticamente presidente do Conselho de Estado pela Assembleia Nacional do Poder Popular de Cuba. Esta é a garantia do aprofundamento do legado revolucionário do Comandante Fidel Castro, Raúl e do povo cubano”, afirmou.

Morales também felicitou Raúl, destacando sua influência histórica. “Saudamos e felicitamos o Comandante Raúl Castro, que, por 10 anos, foi presidente do Conselho de Estado e de Ministros, da irmã Cuba. Destacamos como generoso e insuperável seu aporte à revolução antiimperialista que empreendeu com o Comandante Fidel Castro em 1953”

Rafael Correa, ex-presidente do Equador, também parabenizou o novo mandatário cubano “Um grande abraço a esse grande amigo do Equador e da Revolução Cidadã, Miguel Díaz-Canel, o mais novo presidente de nossa heróica Cuba. Todo nosso carinho ao Comandante Raúl Castro. Parabéns por tudo, em nome da Patria Grande. ¡Hasta la victoria siempre!”

Por meio de suas redes sociais, os líderes de México e Panamá parabenizaram o novo presidente cubano. “O México felicita Miguel Días-Canel por sua eleição como presidente do Conselho de Estado e de Ministros de #Cuba 2018-2023”, afirmou Enrique Peña Nieto, por meio de sua conta no Twitter.

O presidente do Panamá, Juan Carlos Varela, enviou “felicitações a Miguel Díaz-Canel, que hoje assume seu mandato como presidente de Cuba. Seguiremos estreitando os laços de amizade entre Cuba e Panamá”.

Outras Notícias

X

Assine e receba as últimas notícias

Receba informações de Opera Mundi

Destaques

Publicidade

Escravidão e Liberdade

Escravidão e Liberdade

A editora Alameda traz uma seleção especial de livros escravidão, abolição do trabalho escravo e sobre cultura negra. Conheça o trabalho de pesquisadores que se dedicaram profundamente a esses temas, centrais para o debate da questão racial e da história do Brasil. 

Leia Mais

A revista virtual
desnorteada

O melhor da imprensa independente

Mais Lidas

Últimas notícias

Análise de dentes desbanca de vez mito sobre Hitler

Análise de arcada dentária achada pelos russos em Berlim acaba de vez com a teoria conspiratória de que ditador nazista sobreviveu, uma lenda que diz muito sobre a propaganda soviética e a crueldade do pós-guerra