Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Peru e Colômbia suspendem atividades na Unasul

Razão é a falta de um secretário-geral na organização; suspensão, no entanto, não significa que países tenham abandonado o bloco

Esteja sempre bem informado
Receba todos os dias as principais notícias de Opera Mundi

Receba informações de Opera Mundi

Brasil, Argentina, Chile, Paraguai, Peru, Colômbia enviaram uma carta à Bolívia, atual presidente pró-tempore da Unasul (União de Nações Sul-Americanas), anunciando que suspenderão sua participação no bloco até que se resolva a questão de quem será o secretário-geral da organização. A informação foi confirmada pela chancelaria boliviana na noite desta sexta-feira (20/04).


Clique e faça agora uma assinatura solidária de Opera Mundi

No entanto, o movimento não significa que os países irão abandonar o bloco. “É importante que a opinião pública saiba que, na nota que recebemos, não se diz que [os países] retiram suas condições de membros, mas sim que não assistirão às reuniões”, disse o ministro de Relações Exteriores boliviano, Fernando Huanacuni.

O cargo de secretário-geral da Unasul está vago desde que o mandato de Ernesto Samper terminou, em janeiro de 2017.

“Durante a presidência da Argentina, que nos antecedeu, não se convocou chanceleres ou uma reunião de presidentes para um diálogo de alto nível que desse solução a temas pendentes”, disse Huanacuni.

Segundo o chanceler boliviano, uma reunião extraordinária de ministros de Relações Exteriores do bloco foi convocada para a segunda quinzena de maio justamente para resolver a questão. “É importante resolver a designação de um novo secretário para poder convocar logo a Cúpula de Chefes de Estado e Governo”, disse.

Há mais brasileiros vivendo na Venezuela do que venezuelanos no Brasil, mostra estudo da ONU

Argentina: Avós da Praça de Maio repudiam pedido de prisão de Lula

Sessão em defesa da democracia brasileira reúne personalidades políticas em Lisboa

 

Wikimedia Commons

Seis países anunciaram que irão suspender atividades na Unasul

Outras Notícias

X

Assine e receba as últimas notícias

Receba informações de Opera Mundi

Destaques

Publicidade

Faça uma pós agora!

Faça uma pós agora!

A leitura literária é um fator importante na construção de relações humanas mais justas. Do mesmo modo, a formação de leitores críticos é imprescindível para a constituição de uma sociedade democrática.

Por isso, torna-se cada vez mais urgente a abertura de novos e arejados espaços de interlocução qualificada entre os sujeitos que atuam nesse processo, em diversos contextos sociais.

A proposta do curso é proporcionar, por meio de discussões abrangentes e aprofundadas sobre a formação do leitor literário, uma reflexão ancorada principalmente em três áreas do conhecimento: a teoria literária, a mediação da leitura e a crítica especializada.

Leia Mais

A revista virtual
desnorteada

O melhor da imprensa independente

Mais Lidas

Últimas notícias