Trier inaugura semáforo com figura de Karl Marx

Deutsche Welle
Para comemorar os 200 anos do nascimento do autor de "O Capital", cidade natal o homenageia com imagem clássica em semáforos; enorme estátua doada pelo governo chinês gera polêmica

Esteja sempre bem informado
Receba todos os dias as principais notícias de Opera Mundi

Receba informações de Opera Mundi

O filósofo alemão Karl Marx continua sendo celebrado em sua cidade natal, Trier. Para comemorar o 200º aniversário do autor de O Capital, o prefeito Wolfram Leibe inaugurou, em março, um semáforo para pedestres com a figura de Marx.


Clique e faça agora uma assinatura solidária de Opera Mundi

Além do vermelho associado ao comunismo, ideologia política e socioeconômica do filósofo nascido em 5 de maio de 1818, ele também brilha na cor verde, com a barba e o sobretudo característicos.

Outro semáforo com a figura será instalado num cruzamento próximo ao local de nascimento de Marx, com a aproximação das comemorações de seu aniversário.

Berlim muda nome de ruas que refletem passado colonial

Menino de 13 anos encontra tesouro viking na Alemanha

Teatro alemão oferece entrada gratuita a quem usar suástica

 

picture-alliance/dpa/H. Tittel

Semáforo com a figura de Karl Marx na cidade de Trier mostra a imagem do filósofo em vermelho - e também verde

Também como forma de comemorar os 200 anos do nascimento do filósofo, a cidade recebeu de presente do governo da China uma enorme estátua de Marx, de 5,50 metros de altura, que será posicionada no coração do centro histórico, próximo ao marco da cidade, a famosa Porta Nigra romana. Porém, alguns moradores expressaram insatisfação com a instalação do chamado "mega Marx".

Marx passou os 17 primeiros anos de sua vida em Trier, antes de viver em Bonn e Berlim. No exílio, o coautor do Manifesto Comunista – juntamente com Friedrich Engels – residiu sobretudo em Londres até a data de sua morte. Agora, 200 anos após seu nascimento, a cidade natal relembra o filho ilustre.

RC/dpa

Outras Notícias

X

Assine e receba as últimas notícias

Receba informações de Opera Mundi

Destaques

Publicidade

Faça uma pós agora!

Faça uma pós agora!

A leitura literária é um fator importante na construção de relações humanas mais justas. Do mesmo modo, a formação de leitores críticos é imprescindível para a constituição de uma sociedade democrática.

Por isso, torna-se cada vez mais urgente a abertura de novos e arejados espaços de interlocução qualificada entre os sujeitos que atuam nesse processo, em diversos contextos sociais.

A proposta do curso é proporcionar, por meio de discussões abrangentes e aprofundadas sobre a formação do leitor literário, uma reflexão ancorada principalmente em três áreas do conhecimento: a teoria literária, a mediação da leitura e a crítica especializada.

Leia Mais

A revista virtual
desnorteada

O melhor da imprensa independente

Mais Lidas

Últimas notícias