Quadro de Modigliani é arrematado em leilão por valor recorde

‘Nu Couché’ foi pintado em 1917, pouco antes da morte do artista, em 1920; tela é a quarta mais cara da história

Esteja sempre bem informado
Receba todos os dias as principais notícias de Opera Mundi

Receba informações de Opera Mundi

Uma obra do artista italiano Amedeo Modigliani, representando uma mulher nua, foi leiloada nesta segunda-feira (14/05) por US$ 157,2 milhões pela casa de leilões Sotheby's, em Nova York.


Clique e faça agora uma assinatura solidária de Opera Mundi

Artista italiano Amedeo Modigliani/ Foto: Reprodução

O quadro Nu Couché (Nu Deitado) foi pintado em 1917, pouco antes da morte de Modigliani. A obra retrata uma mulher deitada de costas sob um lençol branco, olhando por cima dos ombros diretamente para o público. A obra é uma das mais famosas do pintor.

O artista concluiu 22 nus recostados e 13 sentados entre 1916 e 1919, a grande maioria está atualmente em museus, como no de Arte Moderna (MoMa) de Nova York. O Nu Couché é o único pintado pelo italiano que representa uma mulher nua da cabeça aos pés.

Com 147x89cm, a pintura ganhou destaque durante a retrospectiva no Tate Modern de Londres em novembro do ano passado. O museu ofereceu aos visitantes a chance de fazer um tour virtual pelo estúdio que Modigliani mantinha na capital francesa.

A quantia desembolsada tornou a tela a quarta obra de arte mais cara da história. Agora, Modigliani é superado apenas por Leonardo Da Vinci, Pablo Picasso e pelo próprio Modigliani, que em 2015 teve outro de seus nus leiloados por US$ 170,4 milhões.

Modigliani nasceu em 1884 na cidade de Livorno, na Itália, e morreu em 1920, em Paris, aos 35 anos, em decorrência de uma meningite tuberculosa.

 

Primeiro filme rodado inteiramente em língua indígena aymara estreia no Peru

China vai construir 'vila marciana' no oeste do país para simular território de Marte

Trump quer enviar astronautas americanos à Lua e a Marte

 

Divulgação/Sotheby's

‘Nu Couché’ foi pintado em 1917, pouco antes da morte do artista


(*) Com Ansa

Outras Notícias

X

Assine e receba as últimas notícias

Receba informações de Opera Mundi

Destaques

Publicidade

Escravidão e Liberdade

Escravidão e Liberdade

A editora Alameda traz uma seleção especial de livros escravidão, abolição do trabalho escravo e sobre cultura negra. Conheça o trabalho de pesquisadores que se dedicaram profundamente a esses temas, centrais para o debate da questão racial e da história do Brasil. 

Leia Mais

A revista virtual
desnorteada

O melhor da imprensa independente

Mais Lidas

Últimas notícias

O primeiro inverno

O outono ensolarado e de gelo faz um negócio com os corpos: ainda que haja tanto frio o calor do sol nos alegra os poros, como se se depositasse feito amante num hotel, deslizando sobre nossa pele