União Europeia processa Alemanha, França e outros quatro países por poluição do ar

Deutsche Welle
Reino Unido, Itália, Hungria e Romênia também são levados à Justiça por não se adequarem a padrões de qualidade do ar estabelecidos pela União Europeia; objetivo é proteger saúde da população

Esteja sempre bem informado
Receba todos os dias as principais notícias de Opera Mundi

Receba informações de Opera Mundi

A Comissão Europeia anunciou nesta terça-feira (17/05) que levará à Justiça Alemanha, França, Reino Unido, Itália, Hungria e Romênia por não se aterem aos padrões de qualidade do ar estipulados pelo bloco europeu.


Clique e faça agora uma assinatura solidária de Opera Mundi

Em janeiro, o órgão executivo da União Europeia (UE) havia dado ao grupo de países um ultimato para que adotassem as medidas necessárias para diminuir a poluição atmosférica, após anos de alertas. No entanto, o comissário europeu para o Meio Ambiente, Karmenu Vella, disse que os seis países não agiram com a rapidez necessária.

"A Comissão concluiu que [...] as medidas adicionais propostas não são suficientes para cumprir os padrões de qualidade do ar tão logo quanto possível e, dessa forma, [os seis países] serão levados a tribunal", afirmou.

Os limites de emissões estabelecidos pelo bloco visam proteger a população da poluição de material particulado – partículas finas suspensas no ar – e dióxido de nitrogênio.

Em toda a UE, pequenas partículas de poluentes foram responsáveis por três em cada quatro mortes prematuras por poluição em 2014, totalizando 399 mil óbitos.

Nove em cada dez pessoas no mundo respiram ar poluído, diz OMS

Veneza abre vagas para 'aspirantes a gondoleiros'

Arma que matou Marielle tem rastro obscuro até a Alemanha

 

Alberto Hernandez / Flickr CC

Poluição em Paris: UE vai processar países por não cumprirem metas de qualidade do ar

A Comissão havia pedido aos Estados-membros em situação mais preocupante que criassem incentivos nas áreas do transporte, energia e agricultura, além de melhorar o planejamento urbano e as construções.

"Não podemos esperar mais", disse Vella, afirmando que Bruxelas poderia ter de aguardar vários anos até que esses países colocassem em prática as medidas necessárias.

Além dos seis países que serão levados à Justiça, a Comissão havia dado o mesmo ultimado em janeiro a Espanha, República Tcheca e Eslováquia. Vella afirmou que vai manter esses três países em observação, apesar de não levá-los aos tribunais.

"As medidas planejadas ou que estão sendo postas em prática parecem ser aptas [a lidar com os limites excedentes] se forem totalmente implementadas imediatamente", observou.

A UE estima que a poluição do ar custe cerca de 20 bilhões de euros por ano ao bloco em despesas com saúde, mas afirma que esse total pode ser reduzido se os Estados-membros se ativerem aos limites estipulados para as emissões.

RC/afp/rtr

Outras Notícias

X

Assine e receba as últimas notícias

Receba informações de Opera Mundi

Destaques

Publicidade

Escravidão e Liberdade

Escravidão e Liberdade

A editora Alameda traz uma seleção especial de livros escravidão, abolição do trabalho escravo e sobre cultura negra. Conheça o trabalho de pesquisadores que se dedicaram profundamente a esses temas, centrais para o debate da questão racial e da história do Brasil. 

Leia Mais

A revista virtual
desnorteada

O melhor da imprensa independente

Mais Lidas

Últimas notícias

O primeiro inverno

O outono ensolarado e de gelo faz um negócio com os corpos: ainda que haja tanto frio o calor do sol nos alegra os poros, como se se depositasse feito amante num hotel, deslizando sobre nossa pele