Erupção de vulcão na Guatemala deixa mortos e obriga mais de 3 mil a saírem de casa

Cerca de 3,1 mil pessoas foram evacuadas em vilarejos vizinhos, por conta da maior erupção desde 1974; para especialista, tragédia pode ser comparada com devastação de Pompeia

Esteja sempre bem informado
Receba todos os dias as principais notícias de Opera Mundi

Receba informações de Opera Mundi

Um dos vulcões mais ativos da América Central, o Vulcão de Fogo na Guatemala, entrou em erupção neste domingo (03/06) causando a morte de 25 pessoas e atingindo mais de 3.000 moradores do entorno que foram obrigados a evacuar a região.


Clique e faça agora uma assinatura solidária de Opera Mundi

Com 3.763 metros de altura, o vulcão fica entre os departamentos de Escuintla, Chimaltenango e Sacatepéquez, que foram as regiões mais afetadas pela erupção, considerada a mais forte desde 1974.

Segundo o porta-voz da Coordenação Nacional para a Redução de Desastres (Conred), David de León, não foi possível contabilizar o número de pedidos de resgate, mas cerca de 3.100 pessoas foram evacuadas em vilarejos vizinhos.

A erupção liberou cinzas negras que atingiram 10 mil metros de altura e cobriram as casas dos municípios de San Pedro Yepocapa e Sangre de Cristo. As operações no aeroporto internacional La Aurora, na Cidade da Guatemala, foram encerradas. Esta é a segunda vez em 2018 que o Vulcão de Fogo entra em erupção.

Reprodução

A erupção liberou cinzas negras que atingiram 10 mil metros de altura e cobriram as casas dos municípios de San Pedro Yepocapa e Sangre de Cristo

Governo da Guatemala anuncia que vai mudar embaixada em Israel para Jerusalém

Vulcão entra em erupção na Indonésia e gera alerta vermelho

Morre ex-ditador da Guatemala acusado de genocídio indígena

 

Similar a Pompeia

Para o vulcanologista Piergiorgio Scarlato, do Instituto Nacional Italiano de Geofísica e Vulcanologia (INGV), os efeitos da erupção do vulcão na Guatemala podem ser comparados com o vulcão Vesúvio, na Itália, em sua erupção no ano de 79 d.C., que devastou e soterrou a cidade de Pompeia.

"O impacto dessa erupção sobre a população é parecida com o de Pompeia. O Vesúvio, na erupção de 79 d.C., produziu uma coluna de gás e cinzas de 20 km a 25 km que, colapsando sobre si mesma, também gerou um fluxo piroclástico parecido com o Vulcão de Fogo", disse o especialista à agência ANSA.

Segundo Scarlato, a erupção do vulcão atingiu uma temperatura de ao menos 700ºC e o material vulcânico se locomoveu a 100 km/h. 

Apoio internacional

Alguns líderes mundiais se pronunciaram a respeito da tragédia na Guatemala. O presidente do Equador, Lenín Moreno, disse que o país pode contar com o apoio equatoriano. "O povo irmão da Guatemala está atravessando uma situação devastadora pela erupção do Vulcão de Fogo. Estamos com vocês atentos ao que precisarem. Contem com nosso apoio, nossas orações e nossa solidariedade sempre", escreveu o mandatário em sua conta no Twitter.

Também pela rede social, Enrique Peña Neto, presidente do México, colocou o sistema de Defesa Civil mexicano à disposição. "Toda a minha solidariedade ao povo guatemalteco pela perda de vidas humanas", disse.

*Com ANSA

Outras Notícias

X

Assine e receba as últimas notícias

Receba informações de Opera Mundi

Destaques

Publicidade

Faça uma pós agora!

Faça uma pós agora!

A leitura literária é um fator importante na construção de relações humanas mais justas. Do mesmo modo, a formação de leitores críticos é imprescindível para a constituição de uma sociedade democrática.

Por isso, torna-se cada vez mais urgente a abertura de novos e arejados espaços de interlocução qualificada entre os sujeitos que atuam nesse processo, em diversos contextos sociais.

A proposta do curso é proporcionar, por meio de discussões abrangentes e aprofundadas sobre a formação do leitor literário, uma reflexão ancorada principalmente em três áreas do conhecimento: a teoria literária, a mediação da leitura e a crítica especializada.

Leia Mais

A revista virtual
desnorteada

O melhor da imprensa independente

Mais Lidas

Últimas notícias