El Salvador, México e Equador oferecem ajuda à Guatemala após erupção de vulcão que deixou ao menos 30 mortos

Mais de 3.000 moradores do entorno foram obrigados a deixar suas casas após o desastre; Organização das Nações Unidas também afirmou que enviará ajuda humanitária

Esteja sempre bem informado
Receba todos os dias as principais notícias de Opera Mundi

Receba informações de Opera Mundi

Os governos de El Salvador, México e Equador ofereceram ajuda à Guatemala nesta segunda-feira (04/06) por conta da erupção,no último domingo (03/06), do Vulcão de Fogo, que fica próximo à Cidade da Guatemala. Ao menos 30 pessoas morreram e mais de 3.000 moradores precisaram evacuar a região.


Clique e faça agora uma assinatura solidária de Opera Mundi

Por meio de um comunicado, o governo salvadorenho expressou condolência às vítimas do desastre e se colocou à disposição para prestar “seu apoio às tarefas humanitárias solicitadas pelas autoridades guatemaltecas para o atendimento das vítimas”. A nota também desejou uma “pronta recuperação e bem-estar daqueles que foram afetados ou perderam suas casas por causa dessa tragédia”.

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, também enviou pesares por meio de sua conta no Twitter, além de oferecer ajuda. “Toda nossa solidariedade e apoio ao presidente Jimmy Morales e ao povo guatemalteco pela perda de vidas humanas após a erupção do Vulcão de Fogo. Por meio do Segob [Sistema Nacional de Proteção Civil do México] ofereceremos assistência para enfrentar essa contingência”, afirmou.

Reprodução/Gobierno Guatemala

Mais de 3.000 moradores do entorno foram obrigados a deixar suas casas após o desastre

Erupção de vulcão na Guatemala deixa mortos e obriga mais de 3 mil a saírem de casa

 

Peña Nieto ressaltou que a Secretaria de Relações Exteriores do México também foi acionada para que ative “os protocolos de atenção e proteção dos mexicanos na Guatemala”.

Por sua vez, o presidente do Equador, Lenín Moreno, afirmou que “o povo da Guatemala está atravessando uma situação devastadora após a erupção do Vulcão do Fogo. Estamos com vocês, atentos aos que necessitem. Contem com todo nosso apoio, nossas orações e a solidariedade de sempre.

ONU

Por meio de seu porta-voz, o secretário-geral da ONU, António Guterres, prestou solidariedade  à Guatemala e afirmou que a ONU também enviará ajuda humanitária à Guatemala, prestando apoio aos trabalhos de resgate e assistência.

“As Nações Unidas se solidarizaram com a Guatemala e darão apoio aos esforços nacionais de resgate e socorro”, afirmou Stéphane Dujarric. Segundo ele, Guterres se declarou “profundamente entristecido pela trágica perda de vidas e pelos significativos danos”.

Imagens mostram destruição causada por vulcão na Guatemala. Veja o vídeo:

Outras Notícias

X

Assine e receba as últimas notícias

Receba informações de Opera Mundi

Destaques

Publicidade

Faça uma pós agora!

Faça uma pós agora!

A leitura literária é um fator importante na construção de relações humanas mais justas. Do mesmo modo, a formação de leitores críticos é imprescindível para a constituição de uma sociedade democrática.

Por isso, torna-se cada vez mais urgente a abertura de novos e arejados espaços de interlocução qualificada entre os sujeitos que atuam nesse processo, em diversos contextos sociais.

A proposta do curso é proporcionar, por meio de discussões abrangentes e aprofundadas sobre a formação do leitor literário, uma reflexão ancorada principalmente em três áreas do conhecimento: a teoria literária, a mediação da leitura e a crítica especializada.

Leia Mais

A revista virtual
desnorteada

O melhor da imprensa independente

Mais Lidas

Últimas notícias