Aconteceu de novo: restauração desfigura estátua de São Jorge em igreja na Espanha

Fruto de um trabalho não profissional, a obra perdeu seus aspectos originais, ganhando uma tonalidade rosa no rosto; caso lembra o de Cecília Giménez, que restaurou 'Ecce Homo'

Esteja sempre bem informado
Receba todos os dias as principais notícias de Opera Mundi

Receba informações de Opera Mundi

Na Igreja de São Miguel, localizada na cidade espanhola de Estella, região da Navarra, uma estátua de São Jorge, datada do século 16, foi “restaurada” de maneira inusitada.


Clique e faça agora uma assinatura solidária de Opera Mundi

Fruto de um trabalho não profissional, a obra perdeu seus aspectos originais, ganhando uma tonalidade rosa no rosto e cinza e vermelha na armadura da estátua, descaracterizando-a de suas cores de origem.

O episódio já está sendo comparado ao “Ecce Homo” da cidade de Borja, quando Cecilia Gímenez, uma das frequentadoras da igreja, "restaurou” em 2012 de forma desastrosa uma pintura de Jesus Cristo.

Acredita-se que o serviço em Estella tenha sido encomendado pelo padre da Igreja de São Miguel a uma professora de artesanato que frequenta o local. Segundo a Arquidiocese de Pamplona, o trabalho não visava "restaurar" a obra, mas apenas "limpar um espaço que estava sujo".

Reprodução/ ArtUs Restauración Patrimonio 

Fruto de um trabalho não profissional, a obra perdeu seus aspectos originais

Países do Leste Europeu boicotam cúpula da UE sobre imigração

Parlamento europeu abre procedimento para punir Hungria por 'violações do estado de direito'

Ruínas romanas são encontradas por acidente em cidade devastada por terremoto na Itália

 

O prefeito da cidade, Koldo Leoz, classificou o ocorrido como uma “desgraça” e disse que chamou especialistas em restauração para verificar se é possível a recuperação da obra. “Hoje, Estella não é conhecida por seu espetacular patrimônio histórico, artístico, arquitetônico e cultural, mas por uma atitude desgraçada em uma estátua de São Jorge do século 16”, escreveu o prefeito em sua conta no Twitter.

Sobre os especialistas, Leoz garantiu que a prefeitura está aguardando a “avaliação da equipe técnica e qualificada em restauração para ver se o acontecido com a estátua de São Jorge tem solução”. O prefeito ainda questionou “como é possível que um pároco de uma igreja decida o destino de uma estátua do século 16 sem comunicar suas intenções à prefeitura ou ao governo de Navarra?”.

A secretária de Cultura, Esportes e Juventude do governo de Navarra, Ana Herrera, afirmou que o procedimento adotado na restauração da obra "contraria os princípios atuais de restauração" e que o governo estuda aplicar "possíveis sanções".

Reprodução

O prefeito da cidade, Koldo Leoz, classificou o ocorrido como uma “desgraça”

Outras Notícias

X

Assine e receba as últimas notícias

Receba informações de Opera Mundi

Destaques

Publicidade

Faça uma pós agora!

Faça uma pós agora!

A leitura literária é um fator importante na construção de relações humanas mais justas. Do mesmo modo, a formação de leitores críticos é imprescindível para a constituição de uma sociedade democrática.

Por isso, torna-se cada vez mais urgente a abertura de novos e arejados espaços de interlocução qualificada entre os sujeitos que atuam nesse processo, em diversos contextos sociais.

A proposta do curso é proporcionar, por meio de discussões abrangentes e aprofundadas sobre a formação do leitor literário, uma reflexão ancorada principalmente em três áreas do conhecimento: a teoria literária, a mediação da leitura e a crítica especializada.

Leia Mais

A revista virtual
desnorteada

O melhor da imprensa independente

Mais Lidas

Últimas notícias

'Trump me disse para processar a UE', afirma May

Após presidente dos EUA declarar que primeira-ministra do Reino Unido ignorou conselho dele sobre o Brexit, líder britânica revela qual foi a sugestão do americano: não entrar em negociações com a União Europeia