México: López Obrador anuncia que vai cancelar compra de helicópteros militares dos EUA

Acordo entre Peña Nieto e Departamento de Estado norte-americano foi feito em abril deste ano; para López Obrador, México não pode assumir este gasto

Esteja sempre bem informado
Receba todos os dias as principais notícias de Opera Mundi

Receba informações de Opera Mundi

O presidente eleito do México, Andrés Manuel López Obrador, informou nesta quinta-feira (12/07) que irá cancelar o acordo feito entre o atual mandatário do país, Enrique Peña Nieto, e o governo dos Estados Unidos para a compra de oito helicópteros militares.


Clique e faça agora uma assinatura solidária de Opera Mundi

“Sabemos da pretensão de comprar oito helicópteros de artilharia com um valor total de 25,000 milhões de pesos (1,314 milhões de dólares). Essa compra será cancelada porque não podemos fazer este gasto”, afirmou López Obrador durante uma entrevista coletiva.

A compra dos helicópteros de modelo MH-60R foi aprovada em abril deste ano pelo Departamento de Estado dos EUA. A aquisição inclui peças de reposição e munições. Segundo o Departamento, a venda serviria para “melhorar a segurança de um sócio regional estratégico”.

Reprodução/Facebook

López Obrador anuncia que vai cancelar compra de helicópteros militares dos EUA

Favorito à presidência, López Obrador encerra campanha no México com público de 80 mil pessoas

México vai às urnas neste domingo para eleger Congresso e presidente; esquerda é favorita

México: López Obrador deve governar com maioria na Câmara e no Senado, mostram estimativas

 

“O Departamento de Estado emitiu uma determinação aprovando uma possível venda militar estrangeira ao México de helicópteros MH-60R para missões múltiplas por um custo estimado em 1,200 milhões de dólares”, afirmou o órgão.

López Obrador já havia se posicionado contra a aquisição dos helicópteros. “Eu peço a Peña Nieto que reveja a compra e cancele esta operação, porque não queremos armamentismo. Deixe esse dinheiro ser usado para o bem-estar do povo”, afirmou na ocasião.

Outras Notícias

X

Assine e receba as últimas notícias

Receba informações de Opera Mundi

Destaques

Publicidade

Faça uma pós agora!

Faça uma pós agora!

A leitura literária é um fator importante na construção de relações humanas mais justas. Do mesmo modo, a formação de leitores críticos é imprescindível para a constituição de uma sociedade democrática.

Por isso, torna-se cada vez mais urgente a abertura de novos e arejados espaços de interlocução qualificada entre os sujeitos que atuam nesse processo, em diversos contextos sociais.

A proposta do curso é proporcionar, por meio de discussões abrangentes e aprofundadas sobre a formação do leitor literário, uma reflexão ancorada principalmente em três áreas do conhecimento: a teoria literária, a mediação da leitura e a crítica especializada.

Leia Mais

A revista virtual
desnorteada

O melhor da imprensa independente

Mais Lidas

Últimas notícias

'Trump me disse para processar a UE', afirma May

Após presidente dos EUA declarar que primeira-ministra do Reino Unido ignorou conselho dele sobre o Brexit, líder britânica revela qual foi a sugestão do americano: não entrar em negociações com a União Europeia