ELEIÇÃO NOS EUA
23/02/2012 - 09h12 | Thassio Borges | Redação

Às vésperas de primárias decisivas, Romney e Santorum trocam acusações em debate

Candidatos abordaram temas como casamento homossexual, aborto e Irã

Os pré-candidatos republicanos à presidência dos Estados Unidos voltaram a trocar acusações em um novo debate realizado na noite desta quarta-feira (22/02) em Mesa, no Arizona. O embate acontece poucos dias antes das importantes primárias marcadas para a próxima semana no estado que sediou o debate e também no Michigan.

Entre os principais assuntos abordados pelos republicanos estavam temas ligados à agenda conservadora do partido que vem impulsionando a campanha do ex-senador Rick Santorum.

Efe

Debate foi promovido pela CNN

Santorum foi o principal alvo de Mitt Romney, já que o ex-senador da Pensilvânia cresceu consideravelmente nas pesquisas depois de vencer as primárias dos estados de Minnesota, Colorado e Missouri. Romney buscou esclarecer a acusação de parte do eleitorado republicano que não o considera “suficientemente conservador”. Graças a estas ideias, impulsionadas pelo movimento ultra conservador Tea Party, Santorum obteve maior apoio nas urnas e passou a incomodar o ex-governador do Massachussets, até então considerado o grande favorito à vaga do Partido.

Junto do legislados Ron Paul, que aparece em últimos nas pesquisas nacionais, Romney contestou diversos projetos apoiados por Santorum enquanto este era senador. Santorum defendeu-se, mas procurou evitar ataques à Romney.

De uma forma comum, no entanto, os quatro pré-candidatos – incluindo Newt Gingrich, que pouco apareceu no debate – criticaram uma norma impulsionada pelo presidente democrata Barack Obama para que instituições católicas ofereçam métodos anticoncepcionais às suas funcionárias. “Nunca vimos um ataque à liberdade religiosa como na Administração de Obama”, afirmou Romney.

Santorum aproveitou seu espaço para rejeitar também o aborto e o casamento homossexual. Em um dos únicos momentos em que resolveu “atacar” o rival, Santorum lembrou que quando Romney era governador aprovou uma reforma sanitárias muito similar, segundo ele, à de Obama.

Os quatro pré-candidatos repetiram também seus planos para a questão da imigração: reforçar o controle nas fronteiras e combater com maior severidade a imigração ilegal.

Por fim, os republicanos falaram sobre o Irã, um dos principais temas da atual política externa dos EUA. Eles foram unânimes em concordar que Obama não está sendo capaz de “frear o programa nuclear” iraniano.

As primárias dos estados do Arizona e de Michigan acontecem na próxima terça-feira (28). Romney, até então favorito, perdeu força e pode ser surpreendido por Santorum. As próximas eleições presidenciais do país estão marcadas para o próximo dia 6 de novembro e os republicanos devem oficializar seu candidato à disputa na convenção do Partido em agosto.

*Com informações da Agência Efe

comentários

Mais recomendadas no Facebook

Acompanhe o Opera Mundi