Terapia da música: filme mostra homem com Alzheimer “despertar” ao ouvir iPod

Estudo norte-americano mostra recuperação de idoso após escutar clássicos de sua vida

"Só a música salva" é um lema seguido por muitos apreciadores dos mais diversos ritmos e sons ao redor do mundo. Esse foi o caso do norte-americano Henry Dryer, de 92 anos, portador do mal de Alzheimer. Após escutar uma seleção de canções que fez parte de sua vida, ele muda completamente de comportamento. Antes quieto e cabisbaixo em uma cadeira de rodas, Henry fica extremamente entusiasmado após reencontrar suas lembranças musicais.



O exemplo de Henry está em um trailer para promover o documentário Alive Inside e mostra a extraordinária terapia musical feita com pacientes que sofrem de Alzheimer ou outros tipos de demência. Visto mais de três milhões de vezes, o vídeo é narrado por um trabalhador de ação social e pelo neurologista norte-americano Oliver Sacks, que explora a ligação entre a música e a memória dos que sofrem problemas mentais degenerativos.

A história de Henry é a mais tocante. Visto primeiramente em sua cadeira de rodas, em um asilo, sem responder a nenhuma questão ou estímulo, o idoso recebe um iPod cheio de músicas e grandes hits dos seus tempos de juventude. Henry rejuvenesce. "Ele fica iluminado! Seu rosto ganha expressão, os olhos se abrem...ele fica animado com o que ouve", diz Sacks. "De uma certa forma, Henry se restitui. Ele se lembra de quem é. Ele recuperou sua identidade por alguns instantes por meio da música."

"Sou louco por música", fala Henry após ouvir as canções, demonstrando grande melhora após a terapia musical. "Eu acho que Cab Calloway era o meu músico preferido". A música, conclui ele, "me dá o sentimento de amor." 

Foto:

OMS alerta para epidemia oculta de tuberculose entre crianças

Fumar pode aumentar risco de esquizofrenia, revela estudo na Suíça

Filme redescobre fábrica gaúcha que teria gravado os primeiros sambas e tangos

 

Leia Mais

PUBLICIDADE

Outras Notícias

PUBLICIDADE
X

Assine e receba as últimas notícias

Destaques

Publicidade

Promoção 100 livros para os 100 anos da Revolução

Promoção 100 livros para os 100 anos da Revolução

Inspirada pela Revolução Russa, a Alameda Casa Editorial fez uma seleção de 100 livros com desconto de 20% e frete grátis. São livros que tratam da sociedade capitalista, do mercado de trabalho, do racismo, do pensamento marxista, das grandes depressões econômicas, enfim: do pensamento social que, direta ou indiretamente, foi influenciado pela revolução dos trabalhadores de 1917. Aproveite.

Leia Mais

O melhor da imprensa independente

PUBLICIDADE

A revista virtual
desnorteada

Mais Lidas

Últimas notícias