Mujica promulga lei que permite casamento entre pessoas do mesmo sexo

Uruguai se tornou o segundo país latino-americano, depois da Argentina, a legalizar o casamento gay

A lei que regulariza o casamento entre pessoas do mesmo sexo no Uruguai já é realidade. O presidente José Mujica promulgou nesta segunda-feira (06/05) a legislação, aprovada em abril pelo Congresso do país e que passará a valer a partir de 1 de agosto de 2013.

Efe

Uruguaios celebram em abril aprovação pela Câmara dos Deputados lei que autoriza casamento entre pessoas do mesmo sexo 

O texto aprovado traz a assinatura de Mujica e do ministro de Educação e Cultura, Ricardo Ehrlich. De acordo com o jornal uruguaio El País, o documento diz que o "matrimônio civil é a união permanente, nos termos da lei, de duas pessoas de distinto ou igual sexo" e modifica várias normas do Código Civil para igualar o casamento de heterossexuais e homossexuais.

França aprova casamento gay e adoção por casais do mesmo sexo

Hollande diz que casamento gay acompanha "evolução" da sociedade

Senado colombiano rejeita projeto de lei sobre casamento gay

 

O Uruguai se tornou o segundo país latino-americano, depois da Argentina, a legalizar o casamento gay, após a Câmara dos Deputados local sancionar por 71 votos a favor e 21 contra um projeto de lei de "matrimônio igualitário" em 10 de abril passado. O texto já havia sido aprovado pelos senadores. 

A normativa, além de permitir a união entre pessoas do mesmo sexo, traz mudanças -- tanto para casais hetero como homossexuais -- em questões como divórcio, idade mínima para casamento, adoção e ordem dos sobrenomes dos filhos, que a partir de agora será livre escolha.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Outras Notícias

PUBLICIDADE
X

Assine e receba as últimas notícias

Destaques

Publicidade

Promoção 100 livros para os 100 anos da Revolução

Promoção 100 livros para os 100 anos da Revolução

Inspirada pela Revolução Russa, a Alameda Casa Editorial fez uma seleção de 100 livros com desconto de 20% e frete grátis. São livros que tratam da sociedade capitalista, do mercado de trabalho, do racismo, do pensamento marxista, das grandes depressões econômicas, enfim: do pensamento social que, direta ou indiretamente, foi influenciado pela revolução dos trabalhadores de 1917. Aproveite.

Leia Mais

O melhor da imprensa independente

PUBLICIDADE

A revista virtual
desnorteada

Mais Lidas

Últimas notícias

Mugabe reaparece em público após intervenção militar

Oficialmente em prisão domiciliar, presidente do Zimbábue é visto em público pela primeira vez desde que Forças Armadas assumiram o controle do país; sua saída do poder, após quase quatro décadas, ainda é incerta.