Últimas gravações secretas de Richard Nixon na Casa Branca são divulgadas

As 94 fitas incluem conversas com Ronald Reagan, então governador da Califórnia

A Biblioteca Presidencial de Richard Nixon divulgou nesta quarta-feira (21/08) as últimas gravações de conversas secretas do ex-presidente dos Estados Unidos durante seu período na Casa Branca.

Trata-se de um total de 94 fitas com mais de 340 horas de áudio que cobrem um período que vai desde 9 de abril de 1973 até 12 de julho desse mesmo ano e nas quais se escuta o líder falando sobre temas que vão desde a situação no Vietnã, as relações com a União Soviética e o caso Watergate.

Entre os materiais se encontra uma breve conversa telefônica que manteve com o então governador da Califórnia, Ronald Reagan, que em 1981 se transformaria no 40º presidente dos Estados Unidos. 

O telefonema, feito por Reagan, aconteceu no dia 30 de abril de 1973, depois que Nixon compareceu na televisão para responder ao famoso escândalo de escutas e mostrar sua determinação para que se esclarecesse o ocorrido.

EUA suspendem deportação de mais de 500 mil jovens imigrantes sem documentos

Reino Unido avisou EUA antes de deter brasileiro por suspeita de terrorismo

NSA tem controle de cerca de 75% do banco de dados da internet nos EUA

 

Reagan, desde Los Angeles, garantiu a Nixon que seu "coração" estava com ele por tudo o que estava passando e lhe confirmou seu apoio.

"Queria que você soubesse que está em nossas orações", disse Reagan a um agradecido Nixon.

"Isso também vai passar", afirmou Reagan para Nixon que concluiu tranquilamente com um "tudo passa".

O caso Watergate, descoberto pelo jornal The Washington Post, revelou o roubo de informação confidencial na sede do Comitê Nacional Democrata para ser utilizado pela campanha de reeleição de Nixon, que finalmente foi obrigado a renunciar à Presidência em 1974.

Richard Nixon, morto em abril de 1994, é o único dos 44 presidentes da história dos EUA que renunciou ao cargo.

Leia Mais

Outras Notícias

X

Assine e receba as últimas notícias

Receba informações de Opera Mundi

Destaques

Publicidade

Faça uma pós agora!

Faça uma pós agora!

A leitura literária é um fator importante na construção de relações humanas mais justas. Do mesmo modo, a formação de leitores críticos é imprescindível para a constituição de uma sociedade democrática.

Por isso, torna-se cada vez mais urgente a abertura de novos e arejados espaços de interlocução qualificada entre os sujeitos que atuam nesse processo, em diversos contextos sociais.

A proposta do curso é proporcionar, por meio de discussões abrangentes e aprofundadas sobre a formação do leitor literário, uma reflexão ancorada principalmente em três áreas do conhecimento: a teoria literária, a mediação da leitura e a crítica especializada.

Leia Mais

A revista virtual
desnorteada

O melhor da imprensa independente

Mais Lidas

Últimas notícias

Justiça da UE condena Alemanha por poluição da água

Tribunal de Justiça da União Europeia considera que Berlim não fez o suficiente para deter contaminação de águas subterrâneas por nitrato; índices continuam altos apesar de leis mais severas para fertilizantes agrícolas