Em clima de comoção, África do Sul se prepara para funeral de Nelson Mandela

Cerimônia pode durar até 12 dias e terá presença dos principais líderes mundiais

Atualizada às 10h21

Em clima de comoção, a sexta-feira (06/12) amanheceu de luto na África do Sul com a morte de Nelson Mandela, aos 95 anos, na noite de ontem (05). Com velas, rosas e flores, milhares de pessoas ao redor do país prestaram homenagens ao ex-presidente e Prêmio Nobel da Paz. No antigo gueto negro de Soweto, em Johanesburgo, onde Madiba morou por anos, uma multidão se reuniu para saudar aquele que é considerado o “pai da nação”, graças ao brilhante trabalho contra o apartheid.

Leia mais:
Da aldeia de Mevzo à cela 466/64: morre Nelson Mandela, líder sul-africano
Nelson Mandela: 15 curiosidades sobre a vida do líder sul-africano
Líderes mundiais lamentam a morte de Nelson Mandela
Dilma e Lula lamentam morte de Nelson Mandela


Lesedi Motloung, de 19 anos e que vive no bairro, se afastou da multidão que cantava em homenagem ao ex-dirigente. "Queria um momento de silêncio. Estou muito triste. Madiba foi o herói dos jovens da África do Sul", lamentou em entrevista à Efe.

 


Passadas as primeiras homenagens, a África do Sul se prepara agora para organizar o funeral de Mandela, que promete ser um dos maiores encontros de líderes e personalidades da comunidade internacional nos últimos tempos. Segundo informações do jornal britânico The Guardian, a cerimônia pode durar mais de 12 dias para atender a agenda de presidentes e ministros.

De acordo com a rede CNN, o planejamento oficial para o funeral foi feito pelo Congresso Nacional Africano, partido de Mandela e do atual presidente, Jacob Zuma, e terá rituais que combinam tradições ocidentais e Thembu - clã nativo de Mandela.

Carlos Latuff

Morre Mandela, uma das maiores personalidades do século XX

A expectativa é que todos os presidentes dos EUA ainda vivos compareçam à cerimônia. Do príncipe Charles até o presidente zimbabuano, Robert Mugabe, diversos líderes mundiais já confirmaram presença. Dilma Rousseff deve também embarcar para a África do Sul nos próximos dias.

Mandela segue muito doente, mas não recebe suporte vital, diz ex-mulher

Líderes mundiais lamentam a morte de Nelson Mandela

Sete grandes frases de Nelson Mandela

 

Mandela será enterrado na aldeia de Qunu, em Eastern Cape, onde o líder cresceu e também  onde estão enterrados familiares do ex-presidente, incluindo três filhos. O corpo do ex-presidente foi transferido na manhã de hoje de sua casa, em Johannesburgo, para um hospital militar em Pretória. Todas as bandeiras nacionais foram reduzidas a meio mastro e o país declarou luto oficial de dez dias.

 

Leia Mais

Outras Notícias

X

Assine e receba as últimas notícias

Receba informações de Opera Mundi

Destaques

Publicidade

O livro que você quer!

O livro que você quer!

A Editora Alameda selecionou 31 títulos especialmente para você, leitor de Opera Mundi. Alguns destaques: Vila Buarque, o caldo da regressão, de Marcos Gama; Autoritarismo e golpes na América Latina, de Pedro Estevam Serrano; Machado de Assis - a Poesia Completa; A formação do mercado de trabalho no Brasil, de Alexandre de Freitas Barbosa; Nós que amamos a revolução, de Américo Antunes; Jorge Amado na Hora da Guerra, de Benedito Veiga; Da Pizza ao Impeachment, de Roberto Grün; Tsimane, de Aline Vieira, e Casa da Vovó, de Marcelo Godoy. A lista é incrível, aproveite. Tem alguns descontos convidativos e o frete é grátis para todo o Brasil.

Leia Mais

O melhor da imprensa independente

PUBLICIDADE

A revista virtual
desnorteada

Mais Lidas

Últimas notícias