Jornalista norte-americano sequestrado desde 2012 é libertado na Síria

Washington confirmou que Peter Theo Curtis foi liberado no início da noite; notícia é divulgada cinco dias depois de vídeo com decapitação repórter James Foley

Rede Aljazeera

Há poucos meses jornalista Peter Curtis gravou em vídeo que disse "estar tudo bem"

O jornalista norte-americano Peter Theo Curtis, sequestrado desde 2012, foi libertado neste domingo (24/08) na Síria e entregue a representantes da ONU (Organização das Nações Unidas). O secretário de Estado dos EUA, John Kerry, confirmou a informação e garantiu que "todos estamos aliviados e agradecidos sabendo que Curtis está voltando para casa".

Leia mais:
Conheça seis fatos sobre o piquenique que, 25 anos atrás, ajudou a derrubar o Muro de Berlim
Obama confirma decapitação de jornalista dos EUA e diz que será 'implacável' com terroristas

A assessora de Segurança Nacional dos EUA, Susan Rice, indicou em outro comunicado que Curtis "já está a salvo fora da Síria" e espera- se que "possa reunir-se em breve com sua família".  

Nancy Curtis, a mãe do jornalista afirmou hoje (24) em comunicado que foi o governo do Catar que negociou a libertação de seu filho por motivos "humanitários".

Leia mais:
Bomba de 500 kg da 2ª Guerra é encontrada e fecha pista do aeroporto de Frankfurt

"Expressamos profundo agradecimento aos governos de Estados Unidos e Catar e aos muitos indivíduos, privados e públicos, que ajudaram a negociar a libertação de Curtis", disse.

Obama: ação militar no Iraque será “projeto de longo prazo”

Hoje na História: 1951 – morre William Hearst, magnata da imprensa que inspirou 'Cidadão Kane'

EUA rompem cerco do Estado Islâmico e Turquia abre campo para acolher refugiados do Iraque

 

De acordo com informações da rede Aljazeera, Curtis foi libertado hoje no início da noite após ter sido sequestrado em Antioquia, na Turquia, quando planejava entrar na Síria em outubro de 2012.  

Um vídeo obtido pelo canal catariano no último dia 30 de junho mostrou Curtis com barba e cabelo longo, em aparente boa saúde e lendo um texto no qual assegurava ser jornalista de Massachusetts e ter "tudo" o que precisava, divulgou a Agência Efe.

A  libertação de Curtis ocorre cinco dias depois da divulgação de um vídeo com a decapitação do repórter norte-americano James Foley, capturado na Síria também em 2012, por um membro do grupo jihadista EI (Estado Islâmico). 

No vídeo, um membro encapuzado do EI acusou o presidente americano Barack Obama de ser o responsável da morte de Foley por sua decisão de bombardear as posições do grupo jihadista no Iraque.

Leia Mais

PUBLICIDADE

Outras Notícias

PUBLICIDADE
X

Assine e receba as últimas notícias

O melhor da imprensa independente

PUBLICIDADE

Diálogos do Sul

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Cronologia: ataques à Turquia em 2016

A Turquia foi alvo de uma série de atentados violentos ao longo de 2016. Os principais responsáveis foram membros de grupos radicais curdos e militantes do grupo terrorista "Estado Islâmico"

 

Mais Lidas

Destaques

PUBLICIDADE

Notícias + Lidas

Últimas Notícias

Cronologia: ataques à Turquia em 2016

A Turquia foi alvo de uma série de atentados violentos ao longo de 2016. Os principais responsáveis foram membros de grupos radicais curdos e militantes do grupo terrorista "Estado Islâmico"

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE