Manteremos prioridade para América do Sul, Latina e Caribe, diz Dilma em discurso de posse

Petista assumiu segundo mandato nesta quinta-feira; ela falou em dar ênfase em relações com África, Ásia e países árabes

Atualizada às 20h02

A presidente do Brasil, Dilma Rousseff (PT), foi empossada pelo Congresso Nacional no segundo mandato no cargo nesta quinta-feira (01/01). No discurso de 42 minutos, feito após assinar o termo de posse, Dilma afirmou que manterá a prioridade na política externa para América do Sul, Latina e Caribe e sinalizou “ênfase” nas relações com África, Ásia e mundo árabe.

Leia aqui a íntegra do discurso de Dilma

Efe

A presidente brasileira também comentou sobre relações externas em seu discurso em Brasília


“Manteremos a prioridade para a América do Sul, a América Latina e Caribe, que se traduzirá num empenho de fortalecer o Mercosul, a Unasul e a Comunidade dos Países da América Latina e Caribe, a Celac, sem discriminação de ordem ideológica”, disse.

“Da mesma forma, será dada ênfase às nossas relações com a África, com os países asiáticos e com o mundo árabe. Com os Brics, nossos parceiros estratégicos globais, avançaremos no comércio, na parceria científica e tecnológica, nas ações diplomáticas e na implementação do Banco de Desenvolvimento dos Brics e a aplicação do acordo contingente de reservas.”

A presidente indicou também uma melhoria das relações com os Estados Unidos, desgastadas desde a revelação de que o Washington estava espionando o governo brasileiro.

Ouça a íntegra do discurso:

“É de primordial importância aprimorar nossas relações com os EUA, por sua importância econômica, política científica e tecnológica, sem falar no volume de nosso comércio bilateral. (...) O mesmo é válido para nossas relações com a União Europeia e o Japão”, afirmou.

A mandatária brasileira apontou que vai insistir pela reforma dos principais organismos multilaterais, “cuja governança não reflete, hoje, a correção de forças global”.

Brasil e Paraguai: 150 anos depois da guerra, ferida ainda aberta

Dilma anuncia embaixador Mauro Vieira como novo ministro de Relações Exteriores do Brasil

Posse de Dilma reúne pelo menos 12 chefes de Estado e representantes de 136 países

 

A petista tem mandato até 1º de janeiro de 2019. Representantes de pelo menos 136 nações e 14 organizações internacionais vieram a Brasília nesta quinta para a posse. Além de ministros, enviados especiais e embaixadores de vários países, pelo menos 12 chefes de Estado e Governo representaram seus países durante a cerimônia.

Agência Efe

Dilma, acompanhada da filha Paula, desfila em carro aberto em Brasília

Novo ministro

No último dia de 2014, apresentou o embaixador Mauro Vieira como novo ministro das Relações Exteriores, em substituição a Luiz Alberto Figueiredo, que assume o antigo posto de Viera em Washington.

Nascido no Rio de Janeiro, Vieira tem 62 anos e sucedeu Antônio Patriota na liderança da embaixada do Brasil nos Estados Unidos em janeiro de 2010. Antes de Washington, ele foi embaixador brasileiro na Argentina de 2004 a 2009.

PUBLICIDADE

Outras Notícias

PUBLICIDADE
X

Assine e receba as últimas notícias

O melhor da imprensa independente

PUBLICIDADE

Diálogos do Sul

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Opinião: As mulheres que se destacaram em 2016

Uma retrospectiva das mulheres que nos inspiraram no ano de 2016, no Brasil e no Mundo; entre elas Dilma Rousseff, Luiza Erundina, Rafaela Silva, MC Carol, Tati Quebra Barraco e Berta Cáceres

 

Mais Lidas

Destaques

PUBLICIDADE

Notícias + Lidas

Últimas Notícias

Opinião: As mulheres que se destacaram em 2016

Uma retrospectiva das mulheres que nos inspiraram no ano de 2016, no Brasil e no Mundo; entre elas Dilma Rousseff, Luiza Erundina, Rafaela Silva, MC Carol, Tati Quebra Barraco e Berta Cáceres

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE