Eurogrupo rejeita extensão de resgate atual para Grécia, mas discute novo pacote nesta quarta

Segundo Reuters, governo grego chegou a oferecer campanha pelo 'sim' no referendo ou cancelamento da votação se novo plano for aprovado

Após uma reunião extraordinária feita por teleconferência, os ministros das Finanças da Europa rejeitaram nesta terça-feira (30/06) estender o plano atual de resgate para a Grécia (que vence hoje), mas concordaram em se reunir na quarta (01/07) para discutir um novo programa de auxílio, que foi pedido pelo governo de Alexis Tsipras.

Se um novo programa de auxílio for concedido, diz a agência Reuters, o governo grego se dispôs a fazer campanha pelo “sim” no referendo marcado para domingo (05/07) ou mesmo cancelá-lo. O referendo servirá para os gregos decidirem se aceitam a proposta feita no último final de semana.

Na segunda (29/06), Tspiras disse que renunciaria se o "sim" ganhasse.

Por sua vez, o vice-primeiro-ministro da Grécia, Yannis Dragasakis, disse que o país submeteu ao FMI (Fundo Monetário Internacional) um pedido para adiar o pagamento da parcela de € 1,6 bilhão que Atenas precisa fazer até as 19h de hoje (18h em Washington, sede do fundo). Se não houver o depósito, os gregos entram em default técnico.

Agência Efe

Manifestantes se reuniram nesta terça para pedir o voto "sim" no referendo"

O governo também pediu ao Banco Central Europeu que aumente a remessa de dinheiro aos bancos gregos para assegurar a liquidez deles. Na semana passada, o pedido foi negado.

Após o encontro, o chefe do Eurogrupo, Jeroen Dijsselbloem, disse que "seria maluco" estender o programa vigente nas atuais circunstâncias. Segundo ele, além disso, era “muito tarde” para estender o atual programa de resgate grego e que o novo plano a ser possivelmente discutido pode impor “condições mais duras” do que anteriormente. 

À Reuters, uma fonte afirmou que as discussões continuam nesta quarta “para permitir que os ministros examinem as propostas do governo grego”.

Tsipras diz que renuncia ao cargo de premiê caso 'sim' ganhe no referendo sobre dívida grega

Britânico faz 'vaquinha' na internet para ajudar Grécia a pagar dívida com credores europeus

Credores fazem nova proposta à Grécia; Atenas pede extensão de plano de resgate por dois anos

 


Manifestação

Pelo menos 22.000 pessoas, segundo a agência de notícias grega Skai, foram à praça Syntagma, em Atenas, para se manifestarem a favor do "sim" no referendo marcado para domingo. Neste local, na segunda (29/06), outra manifestação reuniu milhares pedindo voto no "não".

Um novo protesto está previsto para esta quinta-feira (02/07).

PUBLICIDADE

Outras Notícias

PUBLICIDADE
X

Assine e receba as últimas notícias

O melhor da imprensa independente

PUBLICIDADE

Diálogos do Sul

PUBLICIDADE

Últimas notícias

Álvaro García Linera: a globalização morreu

Hoje, quando ainda retumbam os últimos fogos da longa festa “do fim da história”, a triunfante globalização neoliberal faleceu deixando o mundo sem final, nem horizonte vitorioso

 

Mais Lidas

Destaques

PUBLICIDADE

Notícias + Lidas

Últimas Notícias

Álvaro García Linera: a globalização morreu

Hoje, quando ainda retumbam os últimos fogos da longa festa “do fim da história”, a triunfante globalização neoliberal faleceu deixando o mundo sem final, nem horizonte vitorioso

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE